Mato Grosso

13/09/2021

Instituições preveem mais de 600 treinamentos para as próximas semanas

Por: Assessoria de Imprensa - Senar/MT Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar/MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais do estado estimam que até o fim de setembro sejam realizadas mais de 620 ações educacionais. Dentre elas estão treinamentos pontuais, cursos que fazem parte de sequências de capacitações, palestras, dentre outros.

Uma das qualificações é a Aprendizagem em Mecanização Agrícola. Ela é uma série de módulos que ensinam sobre gestão empreendedora, comunicação oral e escrita, manutenção de máquinas, aplicação de agrotóxicos etc. O foco são jovens aprendizes de empresas e propriedades rurais com o objetivo de capacitá-los em várias habilidades relacionadas ao setor rural e mercado de trabalho. Neste mês ocorrem módulos em Primavera do Leste e Nova Mutum.

Outro curso dividido por módulos é o de Mecânico de Tratores que está acontecendo em Poxoréu e Carlinda. Os participantes aprendem desde a introdução a mecânica, sistemas de funcionamento do motor, ajuste técnico do motor - montagem e desmontagem.

Para o público feminino, existe o Programa Mulheres em Campo. Em setembro, ele é realizado em São Pedro da Cipa, Juscimeira e Santa Cruz do Xingu. As mulheres aprendem sobre custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização. Elas ainda têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos na prática por meio de uma feira em que comercializam os produtos que já empreendem.

Ainda em 2021 - Até o final do ano mais de dois mil eventos estão planejados, nas mais diversas cidades mato-grossenses. A meta para 2022 é que sejam realizados 10 mil treinamentos no estado.

Veja também