Logo CNA

Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponicultura discute possibilidade de nova praga no Brasil
Corbis 42 70118753 0 629761002015150612001

Sistema FAEPA/SENAR-PB participa da Comissão que se reúne para discutir sobre as cadeias

6 de abril 2016
Por Senar

Na última reunião do Fórum Paraibano de Apicultura e Meliponicultura da Paraíba, que aconteceu em março, foram discutidas a implantação do projeto de Lei estadual para regulamentar o transporte de abelhas da cadeia da Meliponicultura e o surgimento de uma nova praga já detectada em São Paulo e que destrói toda a produção das colmeias, consumindo a cera, o mel e as larvas das abelhas.

Participaram do Fórum organizações que são diretamente ligadas ao desenvolvimento dessas cadeias produtivas no estado, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), do Sebrae e Ministério da Agricultura. Este encontro acontece a cada dois meses e discute assuntos do universo das cadeias produtivas da Apicultura e Meliponicultura.

O Sistema FAEPA/SENAR-PB foi representado por Carlos Alberto Patrício, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), que relatou que o projeto de lei já está tramitando na Assembleia Legislativa para votação. Sobre a nova praga, ele explica que é recomendado ao apicultor manter alerta para que o problema não se espalhe, pois o prejuízo causado é grande, afetando a produtividade da colônia. “O ministério da Agricultura e a Vigilância Sanitária está tomando as medidas cabíveis para que a praga não se dissemine, mas é importante ficar alerta na hora de comprar ou vender produtos da cadeia, pois é possível que venham com larvas do inseto, que destrói as colmeias”, disse.

O SENAR Paraíba incentiva a Apicultura e Meliponicultura através de cursos e treinamentos voltados aos produtores rurais do estado, como Captura de Relocação de enxames, criação de abelhas para produção de mel, criação e manejo de abelhas indígenas sem ferrão e Introdução à Apicultura.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas