Logo CNA

Santa Catarina

Gerações movidas pela apicultura
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Atualmente, Irmgard e seu filho Fauryehd Lucas Buss Vezaro são proprietários do Sítio dos Pássaros, onde possuem 26 colmeias distribuídas em dois apiários e integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC) voltado à apicultura.

30 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Envolvendo diferentes gerações, o amor pelas abelhas transformou a vida da família de Irmgard Luiza Buss. Iniciando a atividade ao chegar no Brasil, o avô da produtora, Adolpho Buss, plantou a semente da apicultura que permeia por quatro gerações no interior de Porto União (SC). Atualmente, Irmgard e seu filho Fauryehd Lucas Buss Vezaro são proprietários do Sítio dos Pássaros, onde possuem 26 colmeias distribuídas em dois apiários e integram o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC) voltado à apicultura.

Desde fevereiro de 2022, a técnica Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz acompanha a atividade apícola da família Buss. O trabalho iniciou com o diagnóstico da propriedade e a aplicação da matriz FOFA por meio da avaliação dos pontos fortes e fracos em meios controláveis e não controláveis, resultando na estruturação de um planejamento técnico e econômico da propriedade a curto, médio e longo prazo. “Contamos com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desde 2022, porém o Senar vem transformando nossa propriedade desde 2017, período em que o meu filho realizou um curso de apicultura. Isso foi um divisor de águas na história da nossa produção”, relata a produtora Irmgard Luiza Buss.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , afirma o compromisso do sistema com os produtores e produtoras catarinenses. “Com o valioso potencial das cadeias produtivas do nosso Estado, é necessário oferecer acompanhamento técnico, com informações de qualidade e profissionais dedicados à evolução e fortalecimento do empreendedorismo rural e é isso que promovemos com a ATeG”, ressalta Pedrozo.

Com o grande entusiasmo da apicultora, a qualidade do manejo da propriedade apresentou evolução desde a primeira visita técnica. A técnica Franciélli ressalta o empenho da família Buss, afirmando como as práticas de alimentação suplementar, troca de cera, nucleação e demais manejos apresentaram excelentes transformações. “Durante o primeiro ano de assistência técnica, os produtores Irmgard e Lucas se destacaram dentre os demais integrantes do grupo. Eles executaram todas as atividades propostas, foram empenhados em todas atividades técnicas e gerenciais” .

Entre as metas do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, acentuam-se “a busca por eficiência e eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, além de elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios”, sublinha o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi .

A FORÇA DA MULHER NA APICULTURA

Irmgard iniciou oficialmente na atividade em 1995. Segundo ela, tudo isso em função de sua “paixão pela abelha, pela forma como ela atua na natureza”. Com apenas três colmeias, iniciou sua produção. Teve empecilhos ao longo dos anos, como uma grandiosa perda de produção em função das chuvas de 1999, mas não desistiu de prosperar. Hoje, com 26 colmeias, a apicultora dedica parte do seu tempo à atividade com devoção e esforço, tornando-se um exemplo da força feminina de dentro do setor apícola.

RESULTADOS POSITIVOS

Entre as ações de melhoria e boas práticas recomendadas pela técnica da ATeG e assumidas pela produtora apontam-se a padronização e enumeração das colmeias, a realização de inspeções de rotina e adoção de práticas corretas de manejo, a instalação dos apiários em regiões com boas floradas e a manutenção das colônias em bom estado.

Com o acompanhamento da Assistência Técnica e Gerencial, os resultados econômicos e financeiros da atividade apícola da família Buss são promissores, como afirma a técnica Franciélli. “Eles foram os produtores com maior produção por colmeia na safra 2022/2023 com um total de 19 colmeias e 483kg de mel. Conforme os relatórios indicaram, foi observado um aumento significativo na produção de mel, cera bruta, renda bruta, margem líquida e comercialização de mel”. Para além do desenvolvimento econômico e financeiro da propriedade, os resultados apontaram que a ATeG contribuiu também para a melhoria da qualidade de vida da família de Irmgard, bem como no desenvolvimento da atividade rural de forma sustentável.

ATEG NA APICULTURA CATARINENSE

O programa da ATeG na apicultura começou a ser desenvolvido no Estado no ano de 2016. Desde então, já transformou a produção de mais de 830 produtores catarinenses. Atualmente o programa conta com 18 grupos, atendendo cerca de 490 apicultores.

Para a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, a evolução da apicultura de Santa Catarina é significativa e o programa tem contribuído para melhoria das produções, práticas de manejo e qualidade dos produtos “A Assistência Técnica e Gerencial possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. São muitas oportunidades para os apicultores e, também, para o desenvolvimento da cadeia produtiva”.

Matérias Relacionadas