Logo CNA

Mato Grosso

Famato e Imea participam de reunião na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja
Whats App Image 2024 01 12 at 09 19 01

Na oportunidade, foi discutida a preocupante quebra da safra brasileira da soja e do milho

12 de janeiro 2024

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, marcaram presença na 4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, realizada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nessa quinta-feira (11/01), em Brasília (DF).

Na oportunidade foi discutida a preocupante quebra da safra brasileira da soja e do milho, analisando números parciais dessa perda e propondo medidas emergenciais. A pauta incluiu também o planejamento de ações futuras para conter os resultados negativos decorrentes da situação climática adversa.

Representantes de diversos estados brasileiros participaram, compartilhando relatos sobre os impactos da seca e das condições climáticas na safra de soja e milho. Vilmondes Tomain apresentou a perspectiva de Mato Grosso em relação aos desafios enfrentados pelo estado.

A pedido do Ministério da Agricultura, o superintendente do Imea apresentou dados detalhados sobre a rentabilidade da safra da soja e do milho. Ele destacou como a redução de produtividade e as oscilações nos preços afetaram os produtores, ressaltando as disparidades dentro do próprio estado.

O objetivo principal da apresentação de dados foi subsidiar o Ministério na formulação de políticas públicas para auxiliar o setor agrícola, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas pelos produtores nessa temporada.

“O momento é de preocupação com a quebra da produção diante dos impactos climáticos. O Imea segue realizando levantamentos de novos dados e estamos acompanhando de perto também os relatos preocupantes de produtores que estão sendo diretamente impactados. Estamos empenhados em contribuir com o desenvolvimento de medidas emergenciais que enfrentem esse desafio e garantam a estabilidade do nosso setor”, pontuou Vilmondes Tomain.