Logo CNA

FAEG Jovem de Niquelândia realiza ação de proteção de nascentes
Protecaop de nascentes 0 474020002015150608911

A ação foi dividida em três etapas: Proteção de Nascentes, Recuperação de Nascentes e Reflorestamento das Nascentes

3 de agosto 2017
Por Senar

O grupo FAEG Jovem de Niquelândia, em parceria com o programa ‘Legados Verdes do Cerrado’ da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), direcionado à proteção das reservas legais verdes do Cerrado, desenvolveu uma voltada à recuperação de duas nascentes dentro da região de Niquelândia.

O objetivo é acompanhar o desenvolvimento das nascentes protegidas, fazendo o reflorestamento destas áreas. A ação foi dividida em três etapas, a primeira ‘Proteção de Nascentes’ e a segunda ‘Recuperação de Nascentes’. A terceira etapa será o ‘Reflorestamento das Nascentes’, onde serão plantadas nestas áreas, com a ajuda da comunidade local, espécies típicas da vegetação do Cerrado. O programa conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Niquelândia e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), responsável pela capacitação dos integrantes do FAEG Jovem, por meio dos cursos ‘Proteção de Nascentes’ e ‘Recuperação da Mata Ciliar e Áreas Degradadas’.

Em julho, ocorreu a primeira etapa da ação, numa propriedade localizada entre a BR-414 e a GO-237. A nascente foi cercada com eucalipto tratado, evitando a entrada de animais neste terreno. No dia 17 de agosto, será feita a recuperação de mais uma nascente. Durante o período chuvoso, ocorrerá a última etapa do projeto onde será iniciado o plantio, com o auxílio da comunidade local.

O presidente do FAEG Jovem de Niquelândia, Diego Coelho, diz que a ação conta com o financiamento do programa ‘Legados Verdes do Cerrado’, que fará também o acompanhamento do impacto causado por meio da proteção e recuperação das nascentes. “Juntos faremos a aferição do volume de água, ao longo dos meses, analisando os resultados positivos. Será uma proteção e um resgate continuado”, comenta.

“A partir de agora, acredito que quando formos plantar mudas teremos pessoas interessadas em participar de ações como estas”, comenta Diego. Ele pontua ainda, que para o desenvolvimento deste trabalho é necessário que o produtor conceda permissão para entrar na propriedade. “Este é apenas o primeiro projeto desenvolvido juntos, mas temos outras ideias, para que o agronegócio mude bastante aqui em nossa região”, explica.

Segundo o representante da CBA, Giuliano Borges, a ação tem a mesma premissa das missões do ‘Legados Verdes do Cerrado’, proporcionando que a nascente seja totalmente recuperada. “As nascentes estão num alto grau de degradação, mas com a proteção delas, e em seguida o plantio de algumas espécies de plantas, com certeza, poderemos ao longo dos anos termos nascentes bem melhores. Nossa ideia é expandir a forma ecologicamente correta do agronegócio, promovendo este trabalho em outras áreas”, comenta.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
www.senargo.org.br