Logo CNA

Jovens líderes do agro organizam horta urbana em Goiás
Faeg Jovem GO abre

Iniciativa beneficia famílias carentes, idosos e hospitais em Jussara

18 de outubro 2021
Por Senar

Brasília (18/10/2021) – Uma iniciativa de 20 integrantes do Faeg Jovem está beneficiando famílias carentes, idosos e hospitais no município de Jussara (GO). O grupo organizou uma horta urbana dentro da escola agrícola do município e também vem promovendo outros projetos voltados para a comunidade local.

A área da horta começou a ser preparada em junho de 2020 e o cultivo de produtos foi sendo diversificado com o tempo. Hoje, são produzidos, em média, 70 quilos de hortaliças como couve, coentro, alface, pimentão, rúcula, salsinha e cheiro-verde por semana. As doações fazem parte do Movimento Agro Fraterno.

Laís Souza Queiroz

“A gente planta com muito suor e carinho, sempre pensando nessas pessoas. Porque nada disso vai para as nossas casas, vai para a casa dessas pessoas que realmente precisam. Então o nosso coração se enche de gratidão e de alegria em poder ajudar o próximo”, afirmou a integrante do Faeg Jovem, Laís Souza Queiroz.

A horta urbana está sendo ampliada e já conta com uma nova área, onde um pomar começou a ser plantado para oferecer uma alimentação ainda mais completa e saudável para as pessoas.

“Nós criamos a horta domiciliar sustentável e nesse projeto oferecíamos o trabalho manual de montar a horta em cada residência, principalmente idosos que estavam vulneráveis em casa. Foi uma forma terapêutica e saudável de abranger essas pessoas para poder também deixar a nossa marca e colaborar com a sociedade”, disse a coordenadora do Faeg Jovem de Jussara, Daniella Farias.

O grupo também realiza o projeto Semeando Educação, pelo qual já implantaram três hortas em escolas municipais. Outra iniciativa dos jovens – chamada de Troca Sustentável – promove a sustentabilidade a partir da reutilização de embalagens plásticas para o plantio de mudas.

As ações contam com o apoio da prefeitura municipal de Jussara, que fornece insumos para manter a horta, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que estimula iniciativas sociais por meio do programa Faeg Jovem.

Manoel Soares de Castro Júnior

“Quando eles produzem alimento para o próximo, ajudam a distribuir nas comunidades e interagem com as prefeituras e grupos organizados das cidades, a gente estimula essa consciência da sucessão e da formação de líderes, que é outro nicho desse programa”, declarou o diretor de Coordenação das Regionais e Planejamento do Senar-GO, Manoel Soares de Castro Júnior.

Assista a reportagem completa:

Leia mais sobre o assunto:

CNA Jovem anuncia vencedores da quarta edição

Finalistas do CNA Jovem 2021 apresentam soluções para o agro

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte