Logo CNA

Amazonas

​Faea sedia 3º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa
FORUM 12

Objetivo foi fazer um panorama do cenário atual da doença no estado

12 de dezembro 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

No dia 30 de novembro, a FAEA sediou o 3º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa. O evento foi promovido pelo Grupo Gestor do Bloco II do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa) que além da FAEA é formado pela Adaf, Fundepec/AM e Superintendência Federal do MAPA no Amazonas.

O objetivo foi fazer um panorama do cenário atual da febre aftosa no Amazonas e do trabalho da Defesa Agropecuária no Estado. Na abertura do evento, o presidente da FAEA, Muni Lourenço disse que a integração entre as entidades que fazem parte do Grupo Gestor é de grande importância e que o Fórum é fundamental para que o Amazonas continue o processo de avanço que teve seu ponto alto com o reconhecimento livre de febre aftosa sem vacinação em 14 municípios.

“Esse reconhecimento, nos 14 municípios amazonenses vem, em curto espaço de tempo, promovendo grandes avanços para a economia e cadeia produtiva da pecuária dessas localidades que detêm mais de 60% do rebanho do amazonas e, além disso, nos trouxe um patamar de qualificação para nossa carne abrindo mercados muito importantes e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento econômico dos municípios do interior do Estado”, avaliou.

De acordo com Lourenço, agora, o grande desafio é expandir esse status para o restante do Amazonas. Dentro os painéis programados, o presidente do Fundepec/AM, Muni Lourenço, falou sobre a atuação do Fundo de Defesa Agropecuária no Amazonas e o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Lima, falou sobre o cenário econômico pós reconhecimento como área livre de febre aftosa sem vacinação para o Sul do Amazonas.

Também estiveram presentes no Fórum diversos representantes de entidades ligadas ao setor primário, entre eles, o Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Petrúcio Magalhães, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Joilson Bentes, o Superintendente Federal da Agricultura no Amazonas (SFA/MAPA), Guilherme Pessoa e o gerente-executivo do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec/AM), Marcos Pinheiro. No período da tarde, também no auditório da FAEA, a Adaf realizou o Encontro de Gestores do Bloco II do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa).

Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas