Logo CNA

Em parceria com o SENAR/MS, professores de Itaporã são capacitados no Programa Agrinho
26 02 16 2 0 918161002015150612301

Participam do Programa crianças e jovens do 1° ao 9° ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores

26 de fevereiro 2016
Por Senar

Os Professores da Rede Municipal de Ensino e alguns da Rede Estadual participaram na última terça-feira (23), de uma capacitação sobre o Programa Agrinho, desenvolvido pelo SENAR/MS . O evento acontece na Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva.

Segundo a Gestora Educacional e Diretora da Famasul Terezinha Cândido, o programa foi implantado no estado em 2014, visando oferecer uma proposta pedagógica diferenciada, com temas transversais previstos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais que incluem temas como: Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e temas Locais, com foco na sustentabilidade e conexão campo cidade.

Durante a abertura do Programa Agrinho, a gerente de Educação Cecília Eberhardt agradeceu a parceria iniciada através do presidente do Sindicato Rural de Itaporã Otávio Vieira de Melo, que apresentou o programa ao município, colocando o SENAR/MS a disposição. Cecília também destacou a capacitação que as merendeiras da Rede Municipal de Ensino tiveram neste mês, realizada pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Otávio Vieira de Melo agradeceu a administração municipal pela parceria e também agradeceu a participação dos educadores itaporanenses que certamente terão muito sucesso nesse ano letivo através do Programa Agrinho.

O prefeito Wallas Milfont destacou que todos os projetos educacionais que visam levar mais conhecimento aos alunos, são se suma importância. “Nossas criancinhas terão sempre o melhor em nossa administração. Nossa meta é levar uma educação de qualidade para todos, e transformar a nossa Itaporã em referência”, disse o prefeito Wallas Milfont.

Programa Agrinho

O Agrinho é um Programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (Famasul), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo SENAR/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Assessoria de Comunicação SENAR/MS
http://senarms.org.br/

Matérias Relacionadas