Logo CNA

Mato Grosso

Educação Formal visita propriedade de ovinocultura em Campo Verde
Whats App Image 2024 04 12 at 15 28 38

Prezando pela qualidade da educação oferecida pela Escola Agrícola Ranchão, o Senar-MT, por meio de representantes do setor de educação formal e da escola realizaram uma visita técnica no inicio de abril em uma propriedade modelo

12 de abril 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Senar-MT

Prezando pela qualidade da educação oferecida pela Escola Agrícola Ranchão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), através de representantes do setor de Educação Formal e da escola realizaram uma visita técnica no inicio de abril em uma propriedade modelo no município de Campo Verde, visando conhecer a estrutura de produção na área de ovinocultura.

A propriedade visitada foi do sr. Pedro Cambará que com sua experiência como produtor há 40 anos cria ovelhas das raças Santa Inês, Dorper, Texel e Île-de-France. Durante o dia a equipe conheceu toda a estrutura de aprisco, curral, piquetes, sistema de produção, manejo, sistema de reprodução e toda a parte de desempenho na produção de animais de alta qualidade.

Segundo o gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, a visita foi muito proveitosa para elaboração do projeto de reestruturação da infraestrutura física e também para conhecer os desafios do produtor ao longo do processo de criação. A expectativa é que as ordens de serviço para a reestruturação sejam emitidas no início de 2025.

“Essa visita também foi importante para conhecer o manejo desses animais para pegar as dicas para o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Assim, os alunos com certeza terão um ambiente de aprendizado adequado para sua formação”, completou o gerente de Educação Formal.

O médico veterinário e analista de Educação Formal, Rafael Pedro Ribeiro de Freitas, faz parte do acompanhamento de qualidade e produção da área animal da escola Ranchão. De acordo com ele, a ovinocultura em Mato Grosso tem grande potencial de desenvolvimento, mas carece de técnicos no mercado para atuar no manejo das atividades.

“Estamos reestruturando a escola para que a instituição possa oferecer amparo na formação desses técnicos, para atuarem na atividade, conforme as necessidades do mercado”, finalizou Rafael.


Também participaram da visita, o coordenador da Escola Ranchão, José Paulo Souza Santos, o professor da escola ranchão, Antoniel Prado Silva e o Técnico em Agropecuária responsável pelos setores de Zootecnia da Escola Ranchão, Jordam Rodrigues Souza Almeida.

Selo