Logo CNA

Mato Grosso

Escola Agrícola Ranchão oferta 160 vagas para técnico em Agropecuária
Ranchao capa

São oferecidas 160 vagas com cadastros de reserva para alunos matriculados no ensino médio, iniciando o 2º ou 3º ano e aos estudantes que já tenham concluído esse nível de escolaridade

6 de novembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Na próxima segunda-feira, 06 de novembro inicia as inscrições da pré- matricula para o curso de técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Ranchão (Unidade Senar-MT) no município de Nova Mutum. São oferecidas 160 vagas com cadastros de reserva para alunos matriculados no ensino médio , iniciando o 2º ou 3º ano e aos estudantes que já tenham concluído esse nível de escolaridade.

A pré-matrícula encerra dia 12 de janeiro de 2024. O curso têm quatro pilares; animal, vegetal, agroindústria e a infraestrutura do Agro, com carga horária de 1.600h, mais 800h de estágio interno e externo com duração de dois anos.

Segundo o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros o objetivo é preparar o jovem profissional para o mercado do agronegócio, principalmente porque hoje existem uma enorme carência de técnicos para preencher essa lacuna das grandes empresas do Agro. Até porque as pesquisas mostram que a graduação é bem –vinda e está evoluindo para o nível de gestão.

“ Entendemos que a mão- de -obra técnica do dia a dia da propriedade rural, ou da empresa do ramo estão escassas e o técnico em agropecuária faz essa leitura, tanto na parte animal , como na vegetal. Ou seja, prepara esse aluno durante dois anos para que ele saia conhecedor da prática e pronto para atuar na propriedade rural”, explanou Marcos.

Ainda de acordo com o gerente de Educação Formal do Senar-MT, sob a gestão da Prefeitura de Nova Mutum , a instituição existe há 30 anos. Atualmente a instituição de ensino conta com 110 hectares, expandindo para 160 hectares, através de setores produtivas, desde a agro indústria, pecuária leiteira de corte, piscicultura, ovino, aves e também toda parte da agricultura. Além dos ciclos anuais com a cultura da soja, milho e toda horticultura, por meio uma horta famosa no município de Nova Mutum, além de uma parte de fruticultura.

“ É um ambiente preparado para que esse estudante tenha uma experiência e vivencie não só em sala de aula mas na prática , colocando a mão no dia a dia na operação, onde ele vai aprender os desafios, porque teoria traz um conhecimento e na hora que vai colocar a “mão na massa” vai trazer uma riqueza de conhecimento e experiência além da teoria”, ressaltou Marcos.

Selo

Matérias Relacionadas