Logo CNA

Ceara

Duas escolas do Agrinho de Quixerê recebem prêmio Nota 10 do governo do estado
117580259 317738956014003 5420312596299076893 n

DUAS ESCOLAS DO AGRINHO DE QUIXERÉ RECEBEM PRÊMIO NOTA 10 DO GOVERNO DO ESTADO

15 de agosto 2020

Duas das seis escolas municipais rurais do município de Quixeré, no Ceará, e que são beneficiadas com as ações do Programa Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR foram contempladas com o Índice de Desempenho Escolar/Alfabetização- IDE/ Alfa - dentro da promoção Escola Nota 10, da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará. O resultado foi divulgado no ultimo dia 15, pelo Governador Camilo Santana através das redes sociais com a entrega dos prêmios às escolas classificadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) relativas ao ano de 2019. Foram escolhidas as escolas rurais José Joaquim da Silva, na comunidade de Vila Nova e Francisca Laura de Jesus, na comunidade de ItaItinga. Outra terceira escola da sede, José Oliveira Lima, também foi contemplada como Escola Nota 10. .

Para a coordenadora do Programa Agrinho em Quixeré, professora Luci Oliveira, a escolha das escolas da zona rural, no Programa SPAECE vem mostrar o empenho dos professores, da direção e alunos e, as ações e atividades desenvolvidas pelo Programa Agrinho foram de fundamental importância para esse crescimento e desenvolvimento da aprendizagem significativa das crianças e adolescentes do campo e o Agrinho tem essa função social e pedagógica dentro dessas escolas.

Ano passado, o Agrinho de Quixeré recebeu do SENAR Ceará a premiação de primeiro lugar na categoria Município Agrinho, e na categoria Redação primeiro lugar do 8º ao 9º ano, 4º e 5º lugares na Experiência Pedagógica ( professor), 7º lugar na Categoria Desenho do 2º ao 3º ano.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR que trabalha temas voltados para a educação do campo, ano passado e esse ano, estão sendo trabalhado o tema Cooperativismo.

Sobre o SAPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação (SEDUC), com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado. O Quadro 1 sintetiza a evolução do SPAECE, a partir de seu início.

A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo com a alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental matriculados nas escolas da rede pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno.

A avaliação dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da EJA Anos Finais (presencial; rede estadual) é feita em caráter censitário para as etapas avaliadas, com periodicidade anual. A referida avaliação é realizada com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos (regular e EJA presencial da rede estadual), com os fatores associados a este desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

A avaliação do Ensino Médio é realizada, anualmente, de forma censitária, na 1ª série do Ensino Médio. Para as 2ª e 3ª séries, a aplicação foi censitária no período de 2008 a 2012, passando a ser amostral a partir de 2013. Mesmo em uma avaliação amostral, tem-se a participação de alunos de todas as escolas da Rede Estadual de ensino. Assim, nas avaliações do 5º e 9º anos do EF, os dados coletados permitem analisar a evolução do desempenho dos alunos do EM, bem como traçar um perfil dos alunos e pesquisar os fatores contextuais associados ao desempenho desses alunos.

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária. Assim, o SPAECE passou a compreender a avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do EF (SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de escolaridade, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 5º e 9º anos do EF e nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.. As informações coletadas, a cada edição, identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos do estado.

São aplicados, também, desde 2008, questionários contextuais aos alunos, a partir do 5º ano do EF, e a professores e diretores. O SPAECE utiliza três tipos de questionários: o primeiro é dirigido aos alunos, permitindo a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo, abrangendo também algumas dimensões do ambiente de aprendizagem; o segundo destina-se aos professores da Língua Portuguesa e Matemática; e o terceiro, aos diretores. Tais questionários possibilitam traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar de todos os envolvidos na área educacional, propiciando a associação entre o desempenho dos alunos e as variáveis contextuais.

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, oferecida de forma presencial, são realizadas avaliações nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Estadual de educação: uma avaliação para o 2º segmento da EJA Ensino Fundamental e outra voltada para os 1º e 2º períodos do Ensino Médio.

Matérias Relacionadas