Logo CNA

Curso criado no Paraná é referência para outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Curso minas 0 76385400 1515061026

Capacitação em Gestão de Pessoas e Métodos Operacionais aborda aspectos, liderança, gestão de conflitos, rotina de trabalho e planejamento

13 de fevereiro 2017
Por Senar

O curso de Gestão de Pessoas e Métodos Operacionais, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR) em parceria com a FAE Business School, por uma demanda da BRF, ultrapassou as divisas do Paraná. Desde o ano passado, as regionais do SENAR de Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso adotaram a capacitação.

“Compartilhamos o conhecimento que acumulamos com essas instituições, sendo que uma instrutora foi até cada local para ensinar a metodologia e o conteúdo”, explica Regiane Hornung, pedagoga do SENAR/PR. “Santa Catarina adotou o pacote na íntegra. Minas e Mato Grosso fizeram adaptações para a realidade local”, complementa.

O curso aborda, entre outros aspectos, liderança, gestão de conflitos, rotina de trabalho e planejamento.

Em Minas, a turma piloto, realizada em Uberlândia, encerrou as atividades em novembro do ano passado, com a formação dos primeiros proprietários das granjas integradas da BRF. A versão mineira ganhou o nome de Gestores Rurais.

São cinco módulos de 16 horas cada, totalizando 80 horas. Durante as aulas são abordadas questões como a gestão de pessoas, seleção, contratação, demissão e gestão de processos de negócios. “O pessoal pôde entender melhor sobre recrutamento, seleção, treinamento e contratação, transformando isso na prática”, aponta o instrutor Walmes Batista Mendonça, do SENAR MINAS.

Porém, a necessidade das granjas mineiras é diferente das do Paraná. A rotatividade não é grande, mas a dificuldade de relacionamento entre patrões e colaboradores faz com que a cadeia produtiva enfrente dificuldades.

“Muitos empresários têm outras atividades, principalmente na cidade. Assim, são obrigados a deixar a granja por conta dos empregados, apenas delegando funções. E, diante disso, muitos problemas estão aparecendo”, afirma Mendonça.

Para modificar esse cenário, ao longo do curso, os participantes desenvolveram um planejamento estratégico e um manual de regimento interno dos colaboradores. Neste ano, a entidade mineira abrirá mais quatro turmas, todas em Uberlândia, para atender uma solicitação da Associação dos Granjeiros Integrados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Agritap).

Origem

O curso de Gestão de Pessoas e Métodos Operacionais foi desenvolvido para atender a dificuldade, percebida pela BRF, de manter os profissionais nas granjas.

Na época, os funcionários eram escolhidos com base em avaliações intuitivas. Posteriormente, os proprietários de granjas se tornaram mais criteriosos na contratação, reduzindo a rotatividade de funcionários que estão permanecendo por mais tempo na empresa.

Assessoria de Comunicação do Paraná
www.sistemafaep.org.br

Matérias Relacionadas