Logo CNA

Santa Catarina

Comitiva conhece os potenciais do agronegócio catarinense
CNA IMAGEM PRINCIPAL 21

Comitiva, formada pelos 10 integrantes que se destacaram no ano passado, entre elas uma catarinense, encerrou na última quarta-feira (22) a missão técnica em Santa Catarina

24 de maio 2024

Por: MB Comunicação

Fonte: Sistema Faesc/Senar

Depois de passar por Minas Gerais e Bahia, o grupo vencedor da 5ª edição do Programa CNA Jovem explorou o potencial do agronegócio catarinense. A comitiva, formada pelos 10 integrantes que se destacaram no ano passado, entre elas uma catarinense, encerrou na última quarta-feira (22) a missão técnica em Santa Catarina. Os próximos destinos são Mato Grosso e Rondônia.

Acompanhado pela coordenadora estadual do programa no Senar/SC, Francine Iagher, e pelo assessor técnico do Senar Nacional, Vilton Júnior, o grupo iniciou o cronograma em solo catarinense na terça-feira (21), no município de Chapecó, oeste do estado, onde conheceu a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – 3º maior conglomerado industrial do Brasil.

Recebidos pelo presidente Neivor Canton, os jovens conheceram a estrutura, a história, os desafios e as conquistas da cooperativa central que une a força de 14 cooperativas singulares presentes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Representantes do Senar/SC e da Aurora Coop, em Chapecó, juntamente com o grupo da CNA Jovem. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação) Representantes do Senar/SC e da Aurora Coop, em Chapecó, juntamente com o grupo da CNA Jovem. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Milhares de famílias de empresários rurais responsáveis por produzir a matéria-prima que dá origem aos produtos das marcas são associados às cooperativas. Com um mix de mais de 850 produtos, a empresa está presente na mesa dos brasileiros e de consumidores de 80 países. O grupo também conheceu o Projeto Encadeamento Produtivo, desenvolvido há 25 anos, pela Aurora Coop em parceria com o Sebrae, com apoio do Senar/SC e de outras entidades para aprimorar a gestão das empresas rurais.

A programação seguiu com visita à Fazenda Santa Luzia, localizada em Bom Retiro, onde os jovens foram recebidos pelo gerente Sérgio Hechmaier. Com foco na produção de vinhos finos e sucos, o empreendimento visa o turismo rural, valorizando a riqueza histórica que o ambiente proporciona. Com 82 anos de história, a empresa rural está com o novo proprietário há oito meses. Os jovens foram presenteados com as maçãs padrão exportação diretamente dos produtores de São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Também apreciaram um lanche com pinhão, pastel de paçoca de pinhão, bolinho de chuva, cuca e suco de uva feito na propriedade.

O cronograma seguiu, em Florianópolis, com visita na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras – empresa que participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar há seis anos (três anos no projeto na ATeG Maricultura e outros três na ATeG Agroindústria). O empreendimento é referência em sanidade, aplicação da legislação trabalhista e práticas sustentáveis na produção de ostras, vieiras e mexilhões.

Os jovens foram recebidos pelo proprietário da fazenda marinha Vinícius Marcus Ramos, pela gerente Gislaine Figueiredo, e pela equipe formada por engenheiros e auxiliares de aquicultura. Eles demonstraram todo o processo produtivo que envolve desde o processo de cultivo das ostras em viveiros marinhos até o envio aos fornecedores e destacaram as práticas implementadas de forma criteriosa para garantir cuidado com o meio ambiente e com a segurança alimentar.

Comitiva da CNA Jovem durante visita à Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, em Florianópolis. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação) Comitiva da CNA Jovem durante visita à Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, em Florianópolis. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação)

Por fim, a missão em Santa Catarina encerou na sede do Sistema Faesc/Senar, onde a comitiva foi recebida pelo superintendente Gilmar Antônio Zanluchi, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e equipe da administração regional de Santa Catarina. Durante a visita, o grupo conheceu a estrutura do Sistema Faesc/Senar e participou de apresentações sobre os principais programas e projetos desenvolvidos no estado. As ações foram apresentadas pela assessora de departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e pela técnica de formação profissional do órgão, Gisele Kraieski Knabben.

Zanluchi ressaltou que foi uma satisfação receber jovens de todo o Brasil para conhecer os potenciais do agronegócio catarinense e as ações do Sistema Faesc/Senar. "Sem dúvida voltarão como uma visão abrangente do agronegócio e preparados para liderar e promover inovações onde atuam. Essa iniciativa é fundamental para a formação de pessoas preparadas para impulsionar o agronegócio”, frisou,

Para Francine, a missão técnica é fundamental para que o grupo conheça as diferentes realidades produtivas do país. “É uma inciativa que desperta para as inúmeras oportunidades que o setor oferece, seja para empreender, para investir nos negócios da família ou para atuar em cargos de gestão em determinada empresa”.

Vilton Júnior ressaltou que até o momento a missão foi um sucesso e, em Santa Catarina, oportunizou mostrar a relevância das cadeias produtiva da suinocultura, da avicultura e da maricultura. “Tivemos a oportunidade de conhecer iniciativas de referência em dias de muito aprendizado e troca de informações. Importante destacar que o Sistema Faesc/Senar está sempre pronto para nos receber. Estamos felizes com os resultados”.

Todos jovens avaliaram positivamente as visitas técnicas e relataram boas impressões do agronegócio catarinense e dos demais estados visitados até o momento. “Reconhecemos o quanto foi enriquecedora a missão e, com certeza, os jovens levarão a experiência para seus estados e eu trarei para Santa Catarina o que tenho visto em outros locais do Brasil”, destacou a jovem catarinense Rafaela de Oliveira Nunes.

Para o presidente Pedrozo, o CNA Jovem é essencial para o futuro do agronegócio brasileiro. “Ao investir no desenvolvimento de lideranças, a iniciativa estimula o conhecimento, a implementação de novas ideias e o desenvolvimento de um futuro mais sustentável para o campo”.

Grupo da CNA Jovem com representantes do Sistema Faesc/Senar. (Foto: Divulgação) Grupo da CNA Jovem com representantes do Sistema Faesc/Senar. (Foto: Divulgação)

CONHEÇA OS JOVENS
  • Paloma de Souza Machado (BA)

  • Ynaê Siqueira Curado (GO)

  • Bianca Kastembal Ferreira da Silva (MG)

  • Igor Rodrigues Fernandes (MG)

  • Juliana da Silva Virginio (RJ)

  • Maria Carolina Bühler de Azevedo (RS)

  • Eduarda Kutrim Franco (RR)

  • Rafaela de Oliveira Nunes (SC)

  • Érica Zambanini (SP)

  • Gustavo Vannucchi Ungari (SP)