Notícias
Missão do CNA Jovem conhece cooperativas, produção de vinho e maricultura
Grupo esteve em Santa Catarina, terceiro destino da viagem
Brasília (24/05/2024) – Na região Sul, a missão técnica do CNA Jovem passou por três municípios, onde conheceram o sistema de cooperativas, a produção de vinhos e de ostras. O grupo vai conhecer o agro em cinco estados e já passou por Minas Gerais e Bahia.
As visitas no estado começaram pela Cooperativa Aurora, em Chapecó. Na empresa, os jovens foram recebidos pelo presidente Neivor Canton e conheceram o processamento de leite, carne suína e frango.
A catarinense Rafaela Nunes conta que foi uma honra andar pelo seu estado e apresentar o agro para os jovens que não conheciam a realidade do setor em Santa Catarina.
“Além disso, ouvir a opinião e os pontos de vista que eles trouxeram e transmitir um pouco do que o nosso estado tem de melhor e do que vem se destacando no agronegócio”, disse.
Para a participante, um dos pontos fortes da viagem foi a visita à Aurora, porque segundo ela, a empresa representa o estado em relação ao cooperativismo.
“Foi ótimo entender como a gente pode agregar os produtores nas estruturas cooperativas e a outras cooperativas, levando informações técnicas, tecnologias e o desenvolvimento em si. O sistema cooperativo entrega aos produtores desde a profissionalização até melhorias de aspecto visual e de organização dentro das propriedades.”
A missão técnica conheceu também a Vinícola Di Burato, na Fazenda Santa Luzia, em Bom Retiro, na serra catarinense. Além da produção de vinho, os proprietários transformaram a fazenda com turismo rural, passeios, piqueniques e degustação de comidas típicas.
Os jovens fizeram um passeio pela propriedade com tour na produção artesanal, onde tiveram uma aula sobre o processamento de suco de uva, cachaças, licores e vinho.
"Tivemos a oportunidade de conhecer uma realidade completamente diferente do que vivenciamos em Minas Gerais, no meu caso, no norte de Minas, onde eu moro. Clima e cultura são diferentes e o que me chamou mais a atenção foi a maricultura”, explica Bianca Kastembal.
A produção de mariscos também fez parte da programação do grupo, em Florianópolis, na Fazenda Paraíso das Ostras. A empresa é a única propriedade que tem estrutura para realizar o processo de depuração das ostras.
É um sistema de recirculação da água e tratamento com luz ultravioleta para matar qualquer tipo de patógeno no produto e agregar valor, além de garantir qualidade e segurança do alimento.
“A maricultura é uma força do estado e responsável por 90% dos mariscos que são cultivados no Brasil. Então, é uma representatividade muito grande dessa cadeia e eles têm desenvolvido a Assistência Técnica e Gerencial do Senar na cadeia da maricultura. Eu realmente não conhecia e foi uma grande novidade para mim”, afirmou Bianca.
O fechamento da missão foi na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em um encontro com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.
“Conhecemos a conjuntura do sistema e o trabalho sério que eles desenvolvem lá, de forma a fortalecer as principais cadeias do estado. Foi algo muito gratificante também ver uma federação tão forte, tão engajada em prol do produtor rural. O estado de Santa Catarina realmente foi uma experiência encantadora”, finalizou Bianca.
Os jovens seguiram para Mato Grosso para conhecerem a produção de grãos, algodão e de pecuária de corte da região Centro-Oeste.