Logo CNA

CNA se reúne com produtores de leite e piscicultores
07decb7f 8184 45b5 9768 0a75e9f55c8a

Projeto Campo Futuro levantou os custos de produção das atividades no Rio de Janeiro e em Rondônia

27 de junho 2019
Por CNA

Brasília (27/06/2019) – Os técnicos do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) levantaram na quinta (27) os custos de produção de bovinocultura de leite no município de Valença (RJ) e de piscicultura em Ariquemes (RO).

Produtores rurais, representantes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de sindicatos, de cooperativas e das Federações da Agricultura e Pecuária dos respectivos estados participaram do levantamento.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, o encontro discutiu as principias dificuldades dos produtores de leite da região.

“Observamos que apesar de o produtor ter uma série de desafios, o custo de desembolso dele ainda é muito baixo e isso reflete uma ilusão de margem boa para a atividade. Então, ele consegue ser efetivo no curto prazo, mas quando analisa a sua eficiência, ele identifica os gargalos.”.

O produtor de leite Eduardo Silva participou do painel e afirmou que foi uma oportunidade de conhecer a realidade da produção e saber como administrar os gastos. “O Campo Futuro é uma iniciativa que nos ajuda a melhorar a gestão dos custos da propriedade”.

Para a produtora Carolina Barros, o gerenciamento dos custos é de suma importância para o sucesso do produtor. “Conhecendo a realidade do campo e os gargalos, ele saberá como conduzir a produção e obter melhores resultados”.

Piscicultura – O Projeto Campo Futuro também passou por Ariquemes (RO) para levantar os custos de produção da espécie de peixe tambaqui. A assessora técnica da CNA Lorena Pedrosa acompanhou o painel na região.

Para o produtor Francisco Hidalgo Farina, a ação da CNA é fundamental para esclarecer algumas questões econômicas da atividade. “Foi interessante saber quanto custa para produzir um quilo de peixe. Nós percebemos que esses custos estão altos e precisamos baixar. Para isso, é necessário esse detalhamento em planilha”.

Segundo ele, muitos produtores deixaram a atividade por não saberem como gerenciar as despesas. “Ainda falta esse controle técnico no dia a dia. Entendemos que a cadeia produtiva na região só será bem sucedida se tivermos números palpáveis para saber de fato o que estamos fazendo”.

Painel de piscicultura em Ariquemes (RO)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas