21/08/2018

CNA participa do Fórum Anual do Cacau

Brasília (21/08/2018) – Para tratar da produção, manejo do cacau e aumento da produtividade aconteceu nesta terça (21) o 1º Fórum Anual do Cacau no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. 

Na programação, os participantes discutiram os gargalos para aumento de qualidade, custos, produtividade além dos desafios e oportunidades da cadeia produtiva. 

O assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Brandão e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Guilherme Moura, acompanharam o evento. 

O assessor técnico da CNA explica que o setor cacaueiro sofre com o endividamento proveniente do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira implantado na época da Vassoura de Bruxa. 

“A CNA está trabalhando junto ao Governo a necessidade da repactuação de dívidas. Isso é essencial para que o produtor tenha capacidade de adquirir novos créditos e, consequentemente, alavancar de novo a cacauicultura brasileira”, destacou. 

De acordo com Guilherme Moura, o Fórum do cacau permitiu a articulação setorial de vários elos da cadeia produtiva de produtores rurais e de representantes da indústria e de processadoras intermediárias e de chocolaterias. 

“O Brasil tem grande potencial para aumentar a produtividade do cacau. Temos produto de qualidade e possibilidade de agregação de valor ao produto, que pode ir muito além do chocolate”, declara Moura. 

O país tem tecnologia para produzir cacau em qualquer modelo de produção, segundo Moura. “Precisamos disponibilizar o acesso às tecnologias ao produtor, isso é possível por meio da assistência técnica”, destaca. 


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA 
instagram.com/SistemaCNA
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

 

Áreas de atuação

Fruticultura

Veja também