Logo CNA

Pará

Presidente da Faepa compõe mesa de celebração dos 67 anos da Ceplac
Whats App Image 2024 04 11 at 17 45 09

Presidente da Faepa enaltece verticalização do cacau e destaca diversidade produtiva do Pará em evento de aniversário da Ceplac em território brasileiro

12 de abril 2024

Por: Paula Catarina de Almeida Costa

Fonte: Ascom Faepa-PA

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, participou da celebração dos 67 anos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac no Território Brasileiro, durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa).

Durante discurso, Carlos Xavier ressaltou a significativa contribuição da verticalização do cacau, como as ações das Escolas-Indústria de Chocolate Senar. Essas iniciativas fortalecem a cadeia produtiva do cacau e agregam valor à produção, estimulando o desenvolvimento econômico e social dos municípios e regiões onde são instaladas.

Além disso, o presidente da Faepa abordou de forma abrangente as principais cadeias produtivas do estado, enaltecendo a produção de grãos até a pecuária, passando pela fruticultura e pela agroindústria, ao destacar que o Pará destaca-se como um importante polo de produção agrícola no cenário nacional.

O encontro contou com a participação da coordenadora de Projetos Estratégicos da FAEPA, Maria Goretti Gomes, também presidente da Câmara do Cacau no Pará e uma das personalidades homenageadas no evento por sua contribuição à indústria cacaueira. Os produtores paraenses premiados internacionalmente com as melhores amêndoas de cacau do mundo Miriam Vieira e Robson Brogni também receberam certificado de reconhecimento da Federação pelo reconhecimento internacional no evento Cacao of Excellence Silver 2023”, colocando o estado do Pará em evidência internacional, ao demonstrar o potencial produtivo e a diversidade genética dos cacaueiros, no município de Medicilândia, território da região Transamazônica.

Design sem nome

A presidente da Câmara do Cacau, Maria Goretti, falou ainda do papel fundamental da Ceplac, Governo do Estado do Pará, Funcacau e do Sistema Faepa/Senar na promoção da cadeia produtiva do cacau e na capacitação dos produtores rurais, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no estado.

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é uma instituição pública de pesquisa, que integra-se ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Ceplac foi criada em 20 de fevereiro de 1957, como forma de fortalecer a cadeia produtiva.

Matérias Relacionadas