Logo CNA

CNA participa de oficina do Programa de Conversão de Pastagens Degradadas
Reuniaoministeriojoaopaulo

Reunião foi realizada na quinta (14)

14 de março 2024
Por CNA

Brasília (14/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (14), da 1ª Oficina do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, no Ministério da Agricultura, para apresentar propostas de interesses dos produtores rurais brasileiros.

O encontro foi uma iniciativa do Comitê Gestor do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, criado no fim de 2023, para construir propostas para recuperação de áreas degradadas.

Estiveram presentes na reunião o coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Silveira, que é vice-coordenador do grupo técnico de tecnologia e conhecimento do Comitê Interministerial, e o assessor técnico Rafael Ribeiro.

“A participação da CNA no grupo de trabalho técnico demonstra o engajamento e o interesse do setor agropecuário no desenvolvimento desse programa. A expectativa é que o programa traga melhorias com relação a conversão de áreas de pastagens degradadas em áreas mais produtivas, de pasto ou agricultura, que vão impactar positivamente nas questões econômicas, sociais e ambientais”, destacou Silveira.

Durante a reunião, o Comitê apresentou as expectativas sobre os resultados de cada grupo de trabalho, além da versão preliminar de possíveis diretrizes e pilares do Programa, por parte dos coordenadores.

Segundo os membros do grupo, embora os modelos e abordagens ainda estejam em fase de desenvolvimento, a definição dos pilares estabelece as bases sólidas para o programa. Dentre eles, estão o foco nas áreas antropizadas, bem como critérios de sustentabilidade, metas de impactos sociais, segurança alimentar e nutricional e finanças verdes.

Áreas de atuação