CNA discute mercado e proteção de renda na cafeicultura
Debate aconteceu durante o II Fórum Mundial dos Produtores de Café, em Campinas
Brasília (11/07/2019
) – O coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva, foi o mediador das discussões sobre a utilização do mercado como mecanismo de proteção de renda na cafeicultura, durante o II Fórum Mundial dos Produtores de Café em Campinas (SP).
“O workshop foi uma forma democrática de entender e propor soluções para os principais entraves de utilização das ferramentas de mercado pelos produtores”, afirmou Silva. “De alguma forma, todas as propostas traziam alternativas para a gestão de risco e garantia de renda”, disse.
Além do Brasil, diversos países como Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Uganda participaram das discussões. “Eles tiveram a oportunidade de propor melhorias nas ferramentas de mercado já existentes, além de disseminar estes mecanismos entre os cafeicultores”, ressaltou Silva.
Outros três workshops ocorreram simultaneamente para discutir a transparência no processo de formulação de preço, a promoção e o aumento do consumo e a análise do estudo elaborado pelo professor Jefrey Sachs, da Universidade de Columbia (EUA), sobre sustentabilidade econômica.
As ações propostas nos debates serão consolidadas e farão parte da declaração final do fórum, que tem como principal objetivo propor ações para a sustentabilidade econômica da cafeicultura mundial, promovendo a remuneração justa dos cafeicultores.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte