Logo CNA

Agroloreto contribui para o fomento do agronegócio da região da chapada das mangabeiras
Palestra sobre cancer 0 947176002015150610561

SENAR-MA levou capacitações e palestras ao evento, que atraiu milhares de pessoas buscando conhecimento para melhorar seus negócios

9 de novembro 2016
Por Senar

O município de Loreto foi palco, neste final de semana, da terceira edição da Agroloreto, feira agropecuária realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Loreto com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR-MA) e do Governo do Estado por meio das Secretarias de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima) e de Indústria e Comércio (Seinc).

Durante dois dias, a movimentação foi intensa no Parque Marfran Bringel com a presença de milhares de pessoas em busca de entretenimento ou para participar das ações oferecidas pelo Sistema FAEMA/SENAR, tanto na área de saúde quanto na de formação e conhecimento. No Parque haviam barracas com grande diversidade de produtos, variando desde alimentos e bebidas às mudas de plantas ornamentais, máquinas, tratores, implementos agrícolas, artesanato e ainda exposição e comercialização de animais (caprinos, ovinos, suínos, equinos e bovinos), levados por criadores de toda a região mangabeirense.

Os programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher tiveram participação efetiva dos moradores do município, com atendimento a 98 pessoas do sexo feminino por meio de exames de prevenção do colo de útero e de quase 50 homens através de palestra sobre a prevenção de câncer de próstata em função da campanha Novembro Azul.

O estande do Sistema FAEMA/SENAR recebeu a visita de centenas de pessoas, dentre elas, os produtores rurais da região, estudantes de escolas públicas locais, lideranças sindicais, municipais e governamentais. O grande atrativo foram as minifábricas de aguardente e de produtos obtidos a partir da raiz de mandioca, feitos no local por instrutores do SENAR. Além disso, foi possível encontrar, material informativo sobre cursos, ações e programas desenvolvidos em todo o Estado pelas entidades do sistema.

Estudantes em palestra sobre a produção de derivados da farinha de mandioca.

O curso de Doma Racional de Equinos e Muares realizado no mesmo período da Feira reuniu participantes entre pequenos criadores e vaqueiros que já desenvolvem suas atividades em propriedades da região. A finalidade, de acordo com Victor Borgeneth (domador de cavalos e instrutor do SENAR), é mudar a concepção de maus tratos aplicados aos animais no processo de doma, por uma linguagem corporal e liderança, sem uso de violência. Outra ação a ser ressaltada foi a palestra sobre Prevenção de Queimadas muito comum nessa época do ano, aplicada pelo Gerente de Formação Profissional do SENAR, Carlos Antônio Feitosa.

Ponto alto

A entrega de certificados aos participantes da turma do Programa Negócio Certo Rural pelo presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, e pelo presidente do Sindicato Alessandro Costa, foi um dos pontos altos do evento. Momento que reuniu também o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, o Técnico da FAEMA, Paulo Bello, o secretário-Adjunto da Sagrima Émerson Macêdo, a vereadora de Colinas Eleozilda Nóbrega de Sá, o prefeito eleito de Loreto Marfran Bringel, o vice-prefeito eleito de Fortuna Yuri Coelho, a gestora do Sebrae (Unidade de Balsas), Sandra Regina, dentre outros.

“A FAEMA e o SENAR trazem grande credibilidade ao evento uma vez que, o Sistema visa o atendimento aos produtores rurais com conhecimento e formação. Quando temos o apoio dessas entidades, o projeto então se fortalece e atinge o sucesso. A parceria entre essas entidades é fundamental”, destacou satisfeito, o titular do Sindicato Rural de Loreto e coordenador do Agroloreto, Alessandro Costa.

No entendimento de Luiz Figueiredo, este tipo de iniciativa ajuda a promover o agronegócio da região e a fortalecer ainda mais a pequena unidade produtiva, "que precisa estar constantemente recebendo injeções de ânimo para acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias". “São iniciativas como essas que vem atender as necessidades do setor rural”, disse.

Para o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, o trabalho apresentado em Loreto, é uma vitrine de apresentações tecnológicas para que os produtores passam a adotar novas posturas. “A Agroloreto, assim como as demais feiras e exposições agropecuárias estimula o agronegócio maranhense”

Assessoria de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas