Logo CNA

Agrodiálogos do Senar reúne mais de trezentas pessoas em Cantanhede
Img3263 400x300 0 087469002015363376601

O projeto discute com produtores rurais alternativas e  investimento em tecnologia no campo

14 de junho 2018
Por Senar

Mais de trezentos produtores rurais acabam de participar do seminário Agrodiálogos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Cantanhede. O evento teve a organização da entidade em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), com apoio de sindicatos, igreja católica local, associações e lideranças comunitárias rurais.

Cerca de 40 localidades do município, foram representadas na solenidade, motivadas por mais conhecimento acerca do empreendedorismo e aprendizado para o seu negócio. Muitos deles encontram-se pleiteando recursos junto à crédito fundiário pelo Incra (áreas de assentamento) e linhas de crédito junto a bancos oficiais, a fim de organizar as suas produções. O Agrodiálogos tirou dúvidas e abriu perspectivas para quem participou.

O projeto Agrodiálogos tem por objetivo favorecer o homem do campo por meio de palestras sobre inovações tecnológicas, educação rural, empreendedorismo, formação profissional rural, assistência técnica, organização do setor rural e participação politica. A iniciativa visa incentivar o pequeno e médio produtor rural, para melhor empreender e fazer crescer o seu negócio.

Compromisso

Em Cantanhede, a abertura foi feita pelo superintendente de Apoio à Produção Agropecuária da Sagrima, Paulo Coelho, responsável pela organização do evento, seguida pelo representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (Fetraf), Ruan Amorim, que tratou do tema Crédito Fundiário.

A programação envolveu o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, que discorreu sobre as ações da entidade voltadas para a capacitação do produtor rural em todo o estado. Também colaborou com o seminário, o empresário e ex-secretário da Agricultura do Estado, Márcio Honaiser, que falou do compromisso do atual Governo para com a produção rural, ressaltando a parceria com o sistema Faema/Senar, em diversos programas.

Finalizou a reunião, o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho falou dos serviços prestados pelas entidades que representa, destacando conhecimento e aplicação de tecnologia no campo e citou o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e de parcerias com o Governo Estadual, no sentido de fazer prosperar as propriedades atendidas pelo programa Mais Produção.

“É um projeto que traz informações ao produtor rural. É muito importante o trabalho que estamos fazendo porque dele, falamos da necessidade que temos de transferir tecnologia para a pequena e média produção de Cantanhede e do todo o estado”, disse Raimundo Coelho, após a sua apresentação.

Na opinião de Márcio Honaiser, o Agrodiálogos foi muito produtivo em Cantanhede. “Ver tantos produtores rurais, associações e sindicatos reunidos em torno de projetos de desenvolvimento para o setor produtivo, discutindo os desafios e oportunidades é realmente um sinal de que estamos no caminho certo”, pontua ele.

Paulo Coelho analisa o encontro com os produtores em Cantanhede, ressaltando que é necessário que uma análise sobre o desenvolvimento rural do município e de todo o Estado.

“O Senar está de parabéns pelo projeto Agrodiálogos que traz palestrantes capacitados para discutir essas políticas públicas com os produtores rurais tanto para Cantanhede quanto para todo o Maranhão – que só tem a ganhar com o projeto”, destacou Paulo Coelho.

Assessoria de Comunicação Senar Maranhão

Matérias Relacionadas