Logo CNA

Publicações

Documento Técnico
31 de janeiro de 2018
Saúde no Campo: Cuidados com o Coração
banner.png

O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por Doenças Cardiovasculares (DCVs). No mundo, comparadas a outras causas, as DCVs são as maiores responsáveis pelos óbitos totais. Os países que mais sofrem são os de baixa e média renda, com mais de ¾ das mortes relacionadas a essas doenças.
Nas duas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas que morreram por problemas do coração subiu 13% nos países em desenvolvimento. Isso ocorre, principalmente, pelo aumento dos fatores de risco, como pressão alta, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de sal e sódio.
A prevenção é uma forma de reduzir bruscamente a disseminação dessas doenças. Para isso, a OMS adotou um plano de ação que busca, até 2025, reduzir em 25% as mortes causadas pelo coração. 
Para contribuir na redução desses números, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha Siga Seu Coração em 2014 e traz uma de suas ferramentas no combate à desinformação e falta de prevenção: a cartilha Diálogos do Coração, em mais uma edição, renovada e atualizada. 

Áreas de atuação