Agronegócio

Redes sociais – mitos e fatos versus importância no agronegócio

Por *José Luiz Tejon Megido

Por CNA 23 de março 2018
Compartilhe:
7azul0q 0 241312002015283384511

Marcos Facó, diretor de comunicação e marketing da Fundação Getúlio Vargas, disse no dia 12 de março que as redes sociais não têm o poder de eleger ninguém.

Ele atribui isso a uma grande predominância nos rincões do interior do país, das mídias rádio e TV. Consequentemente, quando falamos de agronegócio, falamos do interior brasileiro, e um interior que despertou nos últimos 30 anos mais efetivamente.

O que move a boa comunicação está na qualidade da essência do seu fundamento. Existem verdades que não morrerão jamais, e ao mesmo tempo, uma série de retalhos de partículas de verdades que nos permitiriam contar um monte de mentiras.

A última pesquisa da  Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio –ABMRA  feita em 2017 registrou e surpreendeu com o crescimento da mídia do rádio, como a mais capilar e com audiência elevada junto aos produtores rurais.

Mídia social é a segunda em crescimento, o que revela a importância da mídia rádio com as redes sociais de credibilidade. Reunidas, e não isoladas.

Na comunicação, o meio vira mensagem, mas o conteúdo do que se comunica faz a diferença, e precisamos elevar a comunicação do agronegócio a patamares que rompam o tempo e fujam das discussões bobas, em que redes sociais parecem briga de rua e de torcidas organizadas.

A grande narrativa para o agronegócio brasileiro não está em dizer de forma arrogante que produzimos e vendemos comida para o mundo todo e de que sustentamos o pessoal da cidade. Sim, o efeito do agro brasileiro tem permitido isso, mas há muito a ser feito.

Porém, a causa maior que move o agro do Brasil foi no descobrir e no dominar no uso da ciência, da tecnologia e do conhecimento com sustentabilidade para produzir nas condições do cinturão tropical do planeta Terra.

É mostrar que temos cerca de um milhão de produtores familiares pequenos e médios, todos cooperativados e progredindo. Além de produzir comida, aprendemos a produzir educação e uso do conhecimento no campo, que gera agora uma agrossociedade, pairando acima do agronegócio.

O rádio, a mídia que mais cresceu junto aos produtores rurais do Brasil, e o Brasil, mais do que comida, aprendeu a produzir alimentos, energia, fibras, celulose, proteínas, com a educação desse conhecimento.

Somos uma casa de agro educação no cinturão tropical do planeta terra.

José Luiz Tejon Megido é Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirigente  do Núcleo de Agronegócio da ESPM

Veja também

Panorama do Agro - Semana de 8 a 12 de dezembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 8 a 12 de dezembro

13 de dezembro 2025

Ler publicação
Gestão reprodutiva na cria para maior produtividade e rentabilidade
Publicações Campo futuro

Gestão reprodutiva na cria para maior produtividade e rentabilidade

Bovinocultura de corte

12 de dezembro 2025

Ler publicação
Alimentação no domicílio recua 0,20% em novembro
Publicações Ipca

Alimentação no domicílio recua 0,20% em novembro

Núcleo Econômico

12 de dezembro 2025

Ler publicação
Análise CNA - Novembro 2025
Publicações Análise cna

Análise CNA - Novembro 2025

Núcleo de Inteligência de Mercado

12 de dezembro 2025

Ler publicação
Panorama do Agro - Semana de 1º a 5 de dezembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 1º a 5 de dezembro

6 de dezembro 2025

Ler publicação
PIB da agropecuária cresce 11,6% no acumulado do ano
Publicações Pib do agro

PIB da agropecuária cresce 11,6% no acumulado do ano

Núcleo Econômico

5 de dezembro 2025

Ler publicação
Brasil cria 85 mil empregos formais em outubro
Publicações Caged

Brasil cria 85 mil empregos formais em outubro

Núcleo Econômico

5 de dezembro 2025

Ler publicação
Panorama do Agro - Semana de 24 a 28 de novembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 24 a 28 de novembro

29 de novembro 2025

Ler publicação
Insumos CNA - Edição Novembro de 2025
Publicações Insumos cna

Insumos CNA - Edição Novembro de 2025

25 de novembro 2025

Ler publicação
Panorama do Agro - Semana de 17 a 21 de novembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 17 a 21 de novembro

21 de novembro 2025

Ler publicação