Logo CNA

Visitantes do Espaço CNA no Fórum Mundial das Águas aprendem sobre o uso da água no ciclo de produção de frutas e hortaliças
Jorge abrafrutas1 0 896883002015283403891

20 de março 2018
Por CNA

Brasília (20/03/2018) – O Sistema CNA/SENAR/ICNA mostrou, nesta terça (20), no Fórum Mundial das Águas dados representativos da fruticultura e horticultura brasileiras e como essas culturas contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e geração de empregos.

O diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Jorge Souza, explicou que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia.

O Brasil é exemplo de sucesso quando o assunto é sustentabilidade. De acordo com Souza, após a implantação da fruticultura no Vale do São Francisco, houve aumento de quase 100% no Índice de Desenvolvimento Humano da região.

“A fruticultura gera mais de cinco milhões de empregos. É responsável por quase 16% da mão de obra agrícola do País. Isso corresponde a dois empregos diretos por hectare”, destacou Souza.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Eduardo Brandão, a cadeia produtiva é quase toda irrigada. “Praticamente 75% é realizada por gotejamento”, destaca Brandão.

“O Sistema de irrigação visa economizar água e promover a sustentabilidade do setor. Espera-se que, nos próximos 10 anos, o país tenha 100% área irrigada por meio da técnica de gotejamento”, estima Brandão.

Eduardo Brandão, assessor técnico da CNA

A água é o insumo mais importante tanto para a produção de frutas como para o cultivo de hortaliças.

De acordo com o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura, Luciano Vilela, o Brasil produz mais de 150 variedades de hortaliças, movimentando mais de 60 bilhões de reais.

“Os produtores rurais brasileiros utilizam técnicas de irrigação usadas em países onde não têm abundância de água justamente por considerar a prática do uso consicente da água”, considerou.

Luciano Vilela, do Ibrahort

A Secretaria de Meio Ambiente de Marrocos, Soukayna Naimi, conheceu o trabalho realizado pela CNA e degustou as frutas oferecidas pela Abrafrutas no Espaço do Sistema CNA. “As frutas do Brasil são deliciosas. Eu experimentei melão, uva, mamão e abacaxi. O café servido no estande também é bastante saboroso”, concluiu.

Nesta quarta-feira (21) serão apresentados o uso da água na produção do arroz e na pecuária.

Estande do Sistema CNA/SENAR/ICNA foi um dos mais visitados no fórum

Veja aqui as fotos da cobertura do 8º Fórum Mundial da Água

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araújo, Tony Oliveira e Adriano Brito
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas