Logo CNA

Treinamento vai resgatar a cultura das hortas caseiras em Minas Gerais
20160803105822 fileid cartilha interna 0 280517002015150611171

O novo curso deve ser incluído no portfólio de treinamento do SENAR Minas em 2017

3 de agosto 2016
Por Senar

Uma equipe do SENAR Minas esteve reunida durante quatro dias em Montes Claros para elaboração da cartilha para o novo do curso na área de Olericultura, denominado Horta Caseira, que deve ser incluído no portfólio de treinamentos em 2017. O grupo foi composto pelo coordenador de Promoção Social (PS), José Belas Gonçalves, o gerente regional Dirceu Martins, a assessora pedagógica Mírian Rocha, a analista da PS, Michelle de Paula, e os instrutores agrônomos Inês Pereira, Flávio Cavalieri e Rony Araújo. Também deram sua contribuição com sugestões o instrutor Alex Altino Melo e o mobilizador José Genival Paraíso.

Segundo Mírian Rocha, para que a cartilha seja um instrumento de trabalho eficaz é preciso que ela abranja tanto a teoria como a prática, com conteúdo informativo e ilustrado, e que atenda as exigências do curso, que é ensinar de forma fácil e eficiente para que os alunos “aprendam a fazer fazendo”. Mírian acredita que as hortas caseiras vão oferecer às pessoas uma melhor qualidade de vida e economia, já que não vão precisar comprar hortaliças, e também uma possibilidade de fonte de renda com a venda do excedente.

Para o coordenador José Belas, o treinamento de Hortas Caseiras é um resgate cultural das antigas hortas que as pessoas cultivavam em seus quintais, onde tinham um alimento fresco e saudável. O trabalho e cuidado com as hortas ainda serviam de terapia para as donas de casa. “Vamos, com este curso, resgatar as hortas de quintais, comuns há alguns anos. Fazer o caminho inverso da roça para a cidade, pois atualmente as pessoas estão comprando hortaliças na cidade para levar pra roça”, disse.

Conforme a instrutora Inês, este curso será de grande demanda, pois o que se tem atualmente na área de Olericultura é mais sobre cultivo comercial. Este tem outro objetivo, o de promover a saúde dos moradores da zona rural e a cultura local. “Eu acredito que este treinamento vai ter muita demanda em Minas Gerais, onde as pessoas ainda guardam alguns valores culturais dos nossos antepassados. A pequena horta caseira é um deles. Em toda casa que se chegava na zona rural ou na cidade, todo mundo tinha a sua hortinha”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas