Logo CNA

Sucessão familiar é destaque do Dia de Campo CS, na Expotrês 2016
9797 dia de campoweb 0 958954002015150611461

Presidente do Sistema FAMASUL destaca fortalecimento sindical e perfil empreendedor do setor na Expotrês 2016

27 de junho 2016
Por Senar

A importância da tradição e da sucessão familiar foi o grande destaque do Dia de Campo CS, realizado durante a 39ª edição da Exposição Agropecuária de Três Lagoas (Expotrês), em Mato Grosso do Sul. Durante o evento, lideranças rurais do estado falaram sobre a continuidade da agropecuária através das gerações e foi realizada a inauguração da sala de troféus 'Cláudio Totó', patriarca da família Garcia Souza.

Para o presidente do Sistema FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, a homenagem é o reconhecimento da atuação do senhor Cláudio na pecuária de Três Lagoas e consequentemente do Estado. "São poucas pessoas que tem uma visão de trabalho associada com os estudos desenvolvidos com a comunidade científica, como é caso senhor Cláudio", salientou.

Saito pontuou os pilares do setor produtivo no desenvolvimento produtivo. “Mato Grosso do Sul é privilegiado devido à condição do solo e ao clima. Além disso, é beneficiado por ter três Embrapas e duas Fundações Fundação MS e Fundação Chapadão, o que aumenta a produção e produtividade do setor. E o terceiro pilar do setor é o produtor rural, com seu perfil empreendedor”, destacou o presidente da Federação, reforçando também a importância da união do setor. "Sem o sistema sindical a nossa capacidade de organização é mais difícil". O diretor executivo da instituição, Lucas Galvan, também participou do evento.

Para o chefe geral da Embrapa Gado de Corte - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cleber de Oliveira, o evento consolida uma marca da pecuária no município: profissionalismo e dedicação. "Três Lagoas é referência em pecuária de clima tropical e reflete o cenário nacional, considerando que em pouco tempo passamos de importador para exportador de proteína animal", reforçou Oliveira, destacando o papel da ciência no processo produtivo: "100% da carne bovina consumida no Brasil tem economia da Embrapa".

"Este evento já compõe o calendário da Expotrês e está na segunda edição com realização de palestras e quando mostramos o trabalho de seleção genética desenvolvido há 55 anos. Além de um trabalho de sucessão familiar que tem registrado resultados", reforçou uma das realizadoras do evento, Leda Garcia.

Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garco, o dia de campo é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. "Nós mudamos a nossa metodologia de comercialização, deixando de fazer os tradicionais leilões e passando a fazer o Dia de Campo. É uma oportunidade de mostrar o melhoramento genético e a evolução do nosso rebanho, tanto do Nelore como do Guzerá".

Durante o evento foram realizadas palestras que alinham o trabalho de melhoramento genético com embasamento técnico, como, por exemplo, o tema 'Desafios e Oportunidades para maximizar a produtividade na pecuária de corte explorada em pasto', ministrada pelo zootecnista e professor universitário, Adilson de Paula Almeida Aguiar.

O médico veterinário e gerente da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Adriano Garcia falou sobre os desafios da evolução genética da seleção CS - Nelore e Guzerá.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas