Logo CNA

Sistema CNA/SENAR leva diplomatas para o campo
Img 2483

8 de março 2018
Por CNA

Brasília (08/03/2018) – Os alunos do curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco deixaram a sala de aula para visitar o campo nesta quinta (8). A convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o grupo conheceu a caprinocultura de leite e o trabalho de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na propriedade rural Recanto das Águas, em Luziânia (GO).

A visita faz parte da 3ª edição “Diplomatas no Campo” que iniciou na segunda (5) e encerra amanhã. De acordo com a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o programa busca aproximar os diplomatas do setor agropecuário brasileiro.

“A maior parte dos diplomatas vem do meio urbano. Essas visitas a campo são fundamentais para auxiliá-los já que, no futuro, eles irão atuar diretamente nas negociações internacionais que impactam o setor como um todo”, disse.

Para o diplomata Diego Alfieri, é necessário conhecer na prática o que o produtor faz para que ele seja bem representado em uma negociação. “Está sendo uma ótima experiência. Não poderíamos defender o Brasil no exterior se não conhecêssemos o próprio país ou as pessoas que estão aqui produzindo, gerando renda”.

Diego disse ainda, que todo o setor agropecuário é afetado por medidas comerciais negociadas lá fora, “são barreiras tarifárias, sanitárias, fitossanitárias, e precisamos trabalhar essas questões juntos para saber qual a demanda do pequeno, do médio e do grande produtor”.

Na fazenda Recanto das Águas, o proprietário Armando Rollemberg cria cabras da raça Anglo-Nubiana para produção de leite e queijo. “Hoje, 40 animais produzem 100 litros de leite por dia. Em seis meses pretendo dobrar a produção, mas ordenhando apenas 60 animais e o Senar terá papel importante nessa missão”, explicou Armando.

Segundo o Coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-DF, Marco Aurélio Rocha, foi sugerido ao proprietário da fazenda que introduzisse uma raça diferente com aptidão maior para produzir leite e aumentar a produtividade da fazenda. “A raça Saneen é própria para produção de leite. As cabras cruzadas já estão apresentando maior eficiência que as puras”.

Marco Aurélio explica que a assistência do Senar mostra a realidade que a propriedade rural tem com relação à produtividade e seus gastos e receitas.

O diplomata Thiago Siscar afirma que o programa tem sido fundamental para complementar no plano prático todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Conhecer a realidade do produtor rural, tanto do pequeno como do grande, nos ajudará nas negociações de acordos comerciais”.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas