CNA participa do Mutirão do Código Florestal com o projeto RetifiCAR
Iniciativa nacional reúne CNA, federações e órgãos ambientais para apoiar produtores rurais na regularização do Cadastro Ambiental Rural
Brasília (04/11/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do Mutirão do Código Florestal, na terça (4), com o projeto RetifiCAR. A ação é uma mobilização nacional que acontece simultaneamente em 12 estados para auxiliar os produtores rurais na regularização ambiental das propriedades.
A assessora técnica da CNA, Jaine Cubas, participou do evento de forma virtual e destacou a importância da iniciativa, que é inédita no país.
Jaine explicou que as federações de agricultura dos estados e os órgãos ambientais responsáveis pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm se mobilizado para ajudar os produtores rurais a entenderem o fluxo da regularização ambiental e tirarem dúvidas quanto às notificações que chegam no canal de comunicação da Central do Proprietário Possuidor, no sistema do CAR.
"Nós ajudamos os produtores rurais a entenderem esse fluxo para deixar seu cadastro regularizado, de acordo com as diretrizes do Código Florestal, para que tenham acesso ao crédito rural e a outros benefícios que exijam o CAR ativo."
As Federações de Agricultura e Pecuária do Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina participam do mutirão em parceria com os órgãos estaduais de meio ambiente.
A chefe de Adequação de Imóveis Rurais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), Luana Bianquini, destacou a parceria com a CNA e o RetifiCAR e disse que apenas em 2025, o projeto já realizou ações em 40 municípios do estado.
O Mutirão do Código Florestal é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e da Presidência da COP30.
Ao final da live, Jaine Cubas reforçou a relevância da união entre os órgãos para que essa agenda avance e gere resultados positivos para os produtores rurais e para o país.