Logo CNA

Sistema CNA/Senar ajuda famílias de Brumadinho a melhorar produção e escoar alimentos
Whats App Image 2020 07 01 at 18 28 13

Assistência Técnica e Gerencial beneficia 480 famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem na região

1 de julho 2020
Por Senar

Brasília (1º/07/2020) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou as ações e os resultados do projeto SuperAção Brumadinho em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, na quarta (1º).

O projeto Senar SuperAção Brumadinho, que é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, Sistema Faemg/Senar com parceria do Ministério da Cidadania, foi desenvolvido para levar uma série de ações para a população rural impactada pelo rompimento da barragem na região.

A coordenadora do projeto no Senar, Luana Frossard, mostrou as estratégias de implementação de acordo o modelo de Assistência Técnica e Gerencial para ajudar as famílias rurais na melhoria do processo produtivo e escoamento dos alimentos.

“No início das atividades aplicamos um questionário para 825 famílias rurais da região. Identificamos que 40% produzem alimentos e destinam a produção para o comércio local e 49% produzem alimentos para consumo próprio. A partir dessas informações traçamos o perfil dos produtores rurais”.

Luana explicou que atualmente 480 famílias rurais recebem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar nas áreas de bovinocultura de leite e de corte; avicultura, olericultura, cafeicultura, piscicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura de leite, floricultura e agricultura (produção de milho e feijão).

Na live, o coordenador regional do projeto no Senar-MG, Harrison Belico, explicou que além do acompanhamento técnico a instituição está atuando em outras frentes de trabalho.

“O Sistema Faemg/Senar tem buscado alternativas para auxiliar os produtores na abertura de novos canais de comercialização para o escoamento da produção. Além disso, estamos desenvolvendo um trabalho de orientação para que os produtores se preparem e se adequem às exigências da rastreabilidade de produtos vegetais”.

O produtor de hortaliças e frutas em Brumadinho, Lucas Sigefredo, acompanhou a live. “O apoio do Senar me trouxe novo fôlego. Não me sinto mais lutando sozinho como antes. Além disso, a formação de rede com outros produtores rurais tem sido um grande alento”.

Reveja a live:

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas