Logo CNA

Sistema CNA faz mapeamento de startups em Rondônia
IMG 8364

Iniciativa já passou por Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul

26 de março 2019
Por Instituto CNA

Brasília (26/03/2019) – Em busca de inovações e tecnologias no setor agropecuário, o Sistema CNA/Senar/Instituto e a Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) iniciaram na segunda (25) o mapeamento de startups existentes no estado.

O evento conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO).

Participaram da iniciativa o presidente da Federação (Faperon), Hélio Dias, e o vice-presidente, Roberto Emanoel, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar-RO), Elmerson Lira, e o presidente do Sindicato dos Produtores de Porto Velho, Jonas Miranda, e produtores rurais.

O projeto, que já passou por Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, identifica oportunidades de inovação e esforços que já estão sendo empreendidos para construir soluções para o campo.

“O objetivo é conhecer o grau de maturidade das agtechs e dos envolvidos no sistema de inovação para fomentar o desenvolvimento de tecnologia em cada região”, disse a assessora técnica do Instituto CNA, Águeda Recio Y Alvarez.

Segundo a assessora, o potencial agrícola de Rondônia é imenso e isso vem sendo constatado no crescimento do Valor Bruto da Produção (VBP) nos últimos anos. “É um dos indícios que, mesmo com os gargalos e com as dificuldades que o produtor enfrenta, ele consegue ser competitivo da porteira para dentro”.

A assessora técnica do Instituto CNA explicou ainda que os produtores do Estado estão abertos a novas soluções tecnológicas. “Por outro lado, temos que desenvolver condições para que ideias inovadoras sejam criadas, desenvolvidas e validadas, conseguindo suprir a necessidade por inovação no setor agropecuário e fomentando nossa eficiência produtiva”.

Durante o mapeamento são realizadas entrevistas com representantes do poder público, diretores de startups, dirigentes de parques tecnológicos e outros atores do ambiente de inovação com soluções para o agronegócio.

Para o coordenador de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Paulo Sérgio Araújo, “o levantamento de informações permitirá fazer uma leitura da situação atual, por meio de diagnóstico prévio, permitindo que sejam realizadas ações a curto médio e longo prazo no que se refere à Inovação voltada para o Agronegócio”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Heldo Oliveira/Faperon
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas