Logo CNA

São Paulo

Senar-SP e Semeadoras do Agro lançam projeto dedicado à saúde das mulheres do campo na região do Vale do Ribeira
Materia Evento Semear e Cuidar 18abr23 BANNER

Projeto ‘Semear é Cuidar’ do PPSC tem parceria com o Governo do Estado e a ONG Orienta Vida para levar informações e exames a moradoras de propriedades rurais de São Paulo

18 de abril 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

O Sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) lançou hoje (18), em Registro, o Projeto “Semear é Cuidar”. A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro, do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) e da ONG Orienta Vida conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e dos sindicatos rurais da região do Vale da Ribeira. O objetivo é levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo que residem em propriedades rurais. O encontrou contou com palestras e exames de saúde, como mamografia e ultrassom, que passarão a ser disponibilizados às mulheres das regiões de Registro, Miracatu, Iguape e Juquiá.

O lançamento aconteceu no Templo Hompa e teve a participação de produtoras rurais, prefeitos e secretários de saúde de todo o Vale do Ribeira. Também estiveram presentes os secretários estaduais de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes; e de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

"Realizaremos um projeto-piloto aqui em Registro com a disponibilização de exames para 200 mulheres. A realização dos exames será feita no decorrer dos próximos dias para mulheres que foram indicadas pelos sindicatos. A intenção do ‘piloto’ é analisar os pontos positivos e identificar o que deve ser melhorado para darmos andamento ao ‘Semear é Cuidar’. Um dos propósitos do SENAR-SP é levar conhecimento e orientação sobre todos os temas que influenciam a atividade no campo, e a saúde, sem dúvida, é uma delas. É importante ressaltar o engajamento massivo dos sindicatos rurais e dos órgãos governamentais. Juntos, vamos seguir buscando ampliar o acesso à saúde", destacou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

A secretária Sonaira Fernandes ressaltou a importância da união entre entidades e Governo para a viabilização de programas que atendam de forma efetiva o máximo de mulheres.

“A Secretaria e a FAESP têm sido parceiras em diversas ações voltadas à saúde, capacitação e valorização da mulher. Hoje é um dia muito especial que marca uma nova caminhada que, com certeza, vai ajudar muitas mulheres paulistas”, disse

Para Maria Regina Silva Cabral, produtora rural do Quilombo de Peropava, o projeto vai agilizar a realização de exames e cuidados fundamentais para a saúde das mulheres da região.

“É uma conquista para todas as mulheres da agricultura que são responsáveis por cuidar da família e trabalham diretamente no campo. Dessa forma, vamos conseguir realizar exames que levariam um tempo maior se fossemos agendar as consultas pelo SUS”, destacou.

Para Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro, a proximidade com as comunidades é um fator positivo para a realização do projeto: “O objetivo é buscar cidadania e a inclusão da mulher do campo. Muitas vezes, elas não têm a possibilidade de acesso à unidade básica de saúde e a serviços médicos em geral, mesmo que para exames simples. Queremos apoiá-las e contribuir não só com a realização dos exames, mas também com informações e orientações”.

Um cronograma de trabalho entre as entidades realizadoras do projeto está sendo criado para que nos próximos meses outros municípios recebam a equipe de saúde coordenada pela ONG Orienta Vida. A previsão é que a próxima etapa do programa ocorra no Litoral Norte de São Paulo.

Importante mencionar também as participações de Nilton José Hirota da Silva, prefeito do Município de Registro; Vinicius Brandão de Queiroz, prefeito do Município de Miracatu; Gilberto Tadashi Matsusue, prefeito do município de Juquiá; Wilson Almeida Lima, prefeito do Município de Iguape; Edson Carlos de Almeida Gauglitz, diretor-geral da Secretaria de Saúde do Município de Registro; Júlio Antônio Soares Coelho, secretário do Município de Miracatu; João Mitsuji Sakô, secretário de Saúde do município de Iguape; Claudinelly María das Neves Morais Zaghi, secretária de Saúde do município de Juquiá; Mario Antônio Biral, superintende do SENAR-SP; Adriana Menezes, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro; Maria Lúcia Ferreira, diretora da FAESP; e Ana Elisa Angelieri, gerente da ONG Orienta Vida. Além dos coordenadores e presidentes de Sindicatos Rurais que também contribuíram para a realização do Projeto “Semear é Cuidar”: Joselma Maria da Silva, coordenadora do Sindicado Rural do Vale do Ribeira; Elizabeth de Brito Gonsalves, coordenadora do Sindicato Rural de Miracatu; Carla Campanha, presidente e coordenadora do Sindicato Rural de Iguape; Amarildo Vassao Figueiras, coordenador do Sindicato Rural de Juquiá; Neive Maria de Oliveira, presidente do sindicato rural de Vale do Ribeira; Joaquim Fernandes Branco, presidente do sindicato rural de Miracatu; Carlos Seie Tome, presidente do sindicato rural de Juquiá.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas