Logo CNA

Sergipe

Senar/SE realiza curso de inseminação artificial em bovinos
FOTO4

Participaram do treinamento produtores e estudantes

29 de outubro 2018

Por: Do Senar/SE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) realizou o primeiro curso de inseminação artificial em Bovinos no Parque de Exposições João Cleophas. O treinamento ofereceu aulas teóricas e práticas.

O objetivo do treinamento de inseminação artificial é capacitar o produtor rural no uso de técnicas adequadas na prática de inseminação artificial na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade.

O instrutor Alceu Diniz explica que os alunos tiveram acesso ao conteúdo teórico nos primeiros dias do curso. “A parte teórica do curso consistiu no histórico da inseminação no mundo e no Brasil, depois passamos noções do aparelho reprodutivo. Eles tiveram uma ideia de como identificar as vacas em cio, um pouco de manejo, sanidade e genética. Falamos do melhoramento genético, montagem do equipamento de inseminação, manejo do botijão e pipeta e a temperatura de sêmen”.

Ainda segundo Alceu, a inseminação artificial é a biotecnologia de reprodução mais antiga e usada no mundo até hoje. A inseminação promove o melhoramento genético do rebanho em que o produtor pode utilizar sêmen de touros dos EUA e do Canadá.

“Quando você adquire um sêmen de uma central de reprodução ele tem um padrão mínimo para ser liberado e para o touro entrar dentro de uma central dessas, passa por uma bateria de exames. Você evita contaminações de indivíduos que você não sabe a origem deles. Através da inseminação você evita doenças reprodutivas como leptospirose, brucelose, tuberculose, diarreia viral bovina, entre outras”, explica.

A estudante de Veterinária, Ida Correia de Andrade, é do município de Canhoba e a única mulher da turma. Ela conta que se interessou pelo curso, pois os pais são produtores e o seu objetivo é retornar para o município e aplicar todo o conhecimento adquirido.

“Fui criada na roça e vim para a capital estudar para voltar ao meu município e aplicar o que aprendi. Está sendo muito bom participar deste curso. Aprendemos muita coisa e o veterinário está tirando todas as dúvidas e dando todo suporte”, afirma.

O produtor do município de Aquidabã, Pablo Souza, destacou que é uma forma de agregar conhecimento para melhorar a genética do rebanho. “Decidi fazer o curso para aprimorar o conhecimento. Sou produtor e estudante de Veterinária e assim que fiquei sabendo do curso me interessei. A inseminação ajuda a melhorar a genética na propriedade, além de diminuir riscos de doenças”.

Treinamentos

No mês de setembro, o Senar/SE realizou um treinamento voltado para a preparação de raças leiteiras para exposição. Segundo presidente do Senar/SE, Ivan Sobral, o Senar oferecerá cursos regulares no Parque de Exposição João Cleophas.

“Já realizamos dois cursos e a nossa meta é ter treinamentos regulares de segurança de operação de máquinas agrícolas, aplicação de defensivos, manutenção de máquinas agrícolas e inseminação artificial. Todos gratuitos sem nenhum custo para o produtor”, explica Ivan.

Matérias Relacionadas