Logo CNA

SENAR/RN capacita produtores para fortalecimento da bovinocultura
Dsc 0553web 0 616175002015150609231

Programa de Qualificação e Assistência Técnica Continuada é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária

5 de junho 2017
Por Senar

Para impulsionar e melhorar a produtividade leiteira do Rio Grande do Norte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RN) realizou, em parceria com o Ministério da Agricultura, o Programa de Qualificação e Assistência Técnica Continuada para o Fortalecimento da Bovinocultura de Leite da agricultura familiar, em Carnaúba dos Dantas. O curso, que acontece em todas as regiões do estado e dura pouco mais de um mês, inicia com aulas sobre gestão de empreendimentos rurais e em seguida são realizadas mais seis oficinas como a de controle zootécnico, ordenha higiênica, práticas sanitárias, manejo reprodutivo, manejo alimentar e conservação de forragem.

“Aqui os produtores rurais aprendem desde como elaborar planilha de custos, compreender a importância do cooperativismo até a realidade do mercado. Terminando essa etapa partimos para o campo a fim de ensiná-los a caminhar melhor com os próprios pés, aprendendo tecnologias novas que sejam viáveis para usar na propriedade e fazer com que isso venha impulsionar a produção dele”, comentou José Dantas, educador.

John Lennon, aluno do curso, já tinha um pouco de noção sobre produção de leite. Ele quer iniciar, a partir de agora, a venda do produto na propriedade do avô. “Eu quero trabalhar para eu ter meu próprio negócio, sem ter que depender dos outros. Aprendi várias técnicas novas e agora é colocá-las em prática para melhorar a qualidade do meu leite”, disse.

O proprietário da casa, onde o curso foi realizado, era só alegria. Há 15 anos vivendo no mesmo local, José Filho de Oliveira se sente orgulhoso em poder aprender mais e compartilhar conhecimento. “Trazer tanta gente na minha fazenda é motivo de muita felicidade. Antes eu fazia muita coisa errada e com o curso aprendi a maneira correta de tratar meu animal e produzir um leite bem melhor”, comentou.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAERN/SENAR-RN
www.senarrn.com.br

Matérias Relacionadas