Logo CNA

Rio Grande do Norte

SENAR/RN capacita mais de 600 pescadores por meio do Velas ao Vento
313319699 5254251791371055 7190917557740604298 n

7 de novembro 2022

O Projeto Velas ao Vento capacitou mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastradas no Rio Grande do Norte. O projeto contemplou três cursos: Utilização de equipamento de sistema de Posicionamento Global (GPS); Adequação e substituição das velas das embarcações; e Manutenção Preventiva de Motores de Rabeta. Os pescadores artesanais dos seguintes municípios e praias receberam as capacitações: de Grossos, Tibau, Areia Branca, Porto do Mangue além da praia de Ponta do Mel, Rio do Fogo, Touros, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Nísia Floresta, Ares, Senador Georgino Avelino e Canguaretama.

“O sentimento é de gratidão ao finalizar o projeto. Atuamos na qualificação do pescador artesanal para o uso de equipamentos de georreferenciamento, no corte e costura das velas das embarcações artesanais e na manutenção preventiva de motores de rabeta para paquetes. Além disso, ajudamos no aprimoramento da segurança dos pescadores da pesca artesanal”, destacou a gestora do projeto Larissa Mendonça.

A instrutora do primeiro polo, Luysa Nunes, destacou o envolvimento dos alunos/pescadores durante as aulas “Muitos pescadores nunca tiveram contato com o GPS, eles utilizavam outras ferramentas de marcação de pontos para a pesca, para alguns foi o primeiro contato com o GPS para navegação, como também não conheciam sobre a manutenção das velas, sempre pagavam para um pescador mais experiente fazer o serviço. Foi muito satisfatório no curso ver que eles conseguiram aprender e descobrir que eram capazes de fazer a vela, de cortar o pano”, disse.

Filha de pescadores, Luana Sara procurou a qualificação, ela participou do curso da turma da Praia de Muriú. “Eu sempre me identifiquei com a área e, por isso, busquei participar do curso, quero continuar o trabalho do meu pai. Aprendi muito e agradeço demais pela oportunidade”, disse.

Um dos alunos dos cursos foi Francisco Hélio – presidente da Colônia de Pescadores de Porto do Mangue – ele enfatizou a importância das capacitações ofertadas pelo SENAR/RN “Muito grato ao SENAR, com o curso ele vai aproveitar muito mais a pesca rotineira, pois, muitas vezes o pescador que está no mar precisa de um reparo no motor, se ele não souber reparar ele perde um dia de trabalho”, destacou.

Outra participante foi Ana Sales – que é presidente da Colônia de Pescadores Z-14 Praias de Muriú e Jacumã “Os cursos foram fundamentais até porque atividades básicas que não sabíamos e aprendemos na teoria e na prática. Agradeço ao Senar pela oportunidade”, falou.

Ao final do curso, os alunos receberam do SENAR/RN como forma de incentivo uma camisa de proteção UV, chapéu de proteção solar, vela de embarcação, GPS (sorteios) e os certificados de capacitação.

O Velas ao Vento é fruto da parceria do SENAR/RN, Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, Ministério da Agricultura e contou com recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado estadual Souza Neto. Os instrutores responsáveis pelas aulas foram Luysa Nunes, Jefferson Marinho, Aline Gabrielle e Jéssica Adrianes.

Matérias Relacionadas