Rio Grande do Norte
Notícias
SENAR/RN capacita mais de 600 pescadores por meio do Velas ao Vento

O Projeto Velas ao Vento capacitou mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastradas no Rio Grande do Norte. O projeto contemplou três cursos: Utilização de equipamento de sistema de Posicionamento Global (GPS); Adequação e substituição das velas das embarcações; e Manutenção Preventiva de Motores de Rabeta. Os pescadores artesanais dos seguintes municípios e praias receberam as capacitações: de Grossos, Tibau, Areia Branca, Porto do Mangue além da praia de Ponta do Mel, Rio do Fogo, Touros, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Nísia Floresta, Ares, Senador Georgino Avelino e Canguaretama.
“O sentimento é de gratidão ao finalizar o projeto. Atuamos na qualificação do pescador artesanal para o uso de equipamentos de georreferenciamento, no corte e costura das velas das embarcações artesanais e na manutenção preventiva de motores de rabeta para paquetes. Além disso, ajudamos no aprimoramento da segurança dos pescadores da pesca artesanal”, destacou a gestora do projeto Larissa Mendonça.
A instrutora do primeiro polo, Luysa Nunes, destacou o envolvimento dos alunos/pescadores durante as aulas “Muitos pescadores nunca tiveram contato com o GPS, eles utilizavam outras ferramentas de marcação de pontos para a pesca, para alguns foi o primeiro contato com o GPS para navegação, como também não conheciam sobre a manutenção das velas, sempre pagavam para um pescador mais experiente fazer o serviço. Foi muito satisfatório no curso ver que eles conseguiram aprender e descobrir que eram capazes de fazer a vela, de cortar o pano”, disse.
Filha de pescadores, Luana Sara procurou a qualificação, ela participou do curso da turma da Praia de Muriú. “Eu sempre me identifiquei com a área e, por isso, busquei participar do curso, quero continuar o trabalho do meu pai. Aprendi muito e agradeço demais pela oportunidade”, disse.
Um dos alunos dos cursos foi Francisco Hélio – presidente da Colônia de Pescadores de Porto do Mangue – ele enfatizou a importância das capacitações ofertadas pelo SENAR/RN “Muito grato ao SENAR, com o curso ele vai aproveitar muito mais a pesca rotineira, pois, muitas vezes o pescador que está no mar precisa de um reparo no motor, se ele não souber reparar ele perde um dia de trabalho”, destacou.
Outra participante foi Ana Sales – que é presidente da Colônia de Pescadores Z-14 Praias de Muriú e Jacumã “Os cursos foram fundamentais até porque atividades básicas que não sabíamos e aprendemos na teoria e na prática. Agradeço ao Senar pela oportunidade”, falou.
Ao final do curso, os alunos receberam do SENAR/RN como forma de incentivo uma camisa de proteção UV, chapéu de proteção solar, vela de embarcação, GPS (sorteios) e os certificados de capacitação.
O Velas ao Vento é fruto da parceria do SENAR/RN, Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, Ministério da Agricultura e contou com recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado estadual Souza Neto. Os instrutores responsáveis pelas aulas foram Luysa Nunes, Jefferson Marinho, Aline Gabrielle e Jéssica Adrianes.

Senar/RN promove Encontro de Educadores com uma série de atividades
Encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de março

Senar-RN abre credenciamento para supervisores e técnicos para atuação na ATeG
Cadastro deve ser feito até 24 de março

Bem Viver leva serviços de saúde gratuitos aos moradores da zona rural de Apodi
Programa atendeu mais de 300 pessoas da Comunidade Soledade

SENAR/RN abre inscrições para cursos técnicos gratuitos
São 100 vagas nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura