Logo CNA

SENAR participa do 12º Congresso da Contag
Img 4608 abre 0 79585100 1515060969

Evento acontece esta semana no Centro de Convenções, em Brasília

14 de março 2017
Por Senar

Milhares de pessoas estão movimentando o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. É que esta semana acontece o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares da Contag. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é parceiro da iniciativa e montou um estande no evento para divulgar seu trabalho com materiais impressos e vídeos institucionais. Quem passou pelo estande nesta terça-feira (14) conheceu um pouco mais a entidade e também contou um pouco da sua história com o SENAR. É o caso do apicultor José dos Santos, delegado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí.

“O SENAR sempre foi parceiro do sindicato rural do meu município, Itaueira. Já fizemos muitos treinamentos para a comunidade através dessa parceria. Eu mesmo já fiz vários como criação de galinhas, Negócio Certo Rural e Programa Empreendedor Rural, entre outros. Nasci e cresci no campo e foi onde aprendi a ser apicultor. Graças ao SENAR, aperfeiçoei minha técnica e hoje minha produção melhorou”, conta. Santos explica que o setor de apicultura ainda é um mercado que tem muitos atravessadores (agentes de comercialização que atuam nas cadeias produtivas, como intermediários entre os produtores e os consumidores), mas que o SENAR tem ajudado a eliminar esse personagem do processo. “Com as capacitações do SENAR aprendemos como funcionam as etapas de comercialização e assim podemos produzir e vender direto para as cooperativas, por exemplo,” afirma.

José dos Santos, da Fetag-PI.

O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e produtor de leite em Capitão Leônidas Marques, Marcos Junior Brambilla, conta que conheceu o SENAR quando precisou se capacitar para ajudar na produção de fumo da família. “Fiz o curso de aplicação de defensivos agrícolas porque precisávamos saber sobre segurança, uso de EPI, etc. A partir daí, comecei a despertar para as várias coisas que eu poderia fazer na propriedade. Então fui fazendo outros cursos do SENAR e apareceu a oportunidade de ingressar na organização sindical”, diz.

Segundo ele, o aprendizado que teve no SENAR lhe deu condições de estar alguns passos à frente dos demais jovens. “Foi onde comecei minha caminhada e três anos depois passei a ser conselheiro suplente do Conselho de Administração do SENAR Paraná onde fiquei por oito anos. Atualmente sou conselheiro fiscal do SENAR e há 12 anos estou na Fetaep. Hoje consigo me desafiar mais e estimular as pessoas e os próprios sindicatos a produzirem mais. Em parceria com o SENAR, consigo levar o que aprendi aos trabalhadores e agricultores rurais de todo estado. Porém, vivo com um pé na federação e outro na propriedade rural porque não consigo viver sem o contato com o campo”, admite.

Marcos Brambilla, Fetaep.

Quem apenas ouviu falar do trabalho do SENAR também fez questão de parar no estande e conhecer as capacitações da entidade, como é o caso da delegada da Federação do Maranhão (Fetaema), Bertolina Célia Martins. Ela que também é produtora em Palmeirândia, afirma que quer levar os cursos do SENAR para um grupo de mulheres do município. “Me animei e quero que essas capacitações cheguem à minha comunidade como forma de gerar renda para essas mulheres”, planeja. Além das capacitações, Bertolina se interessou também pelos programas Saúde do Homem e da Mulher. “Quando voltar, vou procurar o SENAR Maranhão pessoalmente para saber o que preciso fazer para que essas iniciativas cheguem à Palmeirândia.”

Bertolina Martins, delegada da Fetaema.

O 12º Congresso da Contag segue até sexta-feira, dia 17, das 8h às 22h.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Tony Oliveira
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br