Logo CNA

Senar orienta produtores interessados no Projeto Paisagens Rurais
Whats App Image 2020 06 03 at 18 08 00

Encontro foi transmitido nas redes sociais e no canal do Youtube do Sistema CNA/Senar

3 de junho 2020
Por Senar

Brasília/DF (03/06/20) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu, na quarta (3), nas redes sociais e no canal do Youtube do Sistema CNA/Senar, uma live sobre o Paisagens Rurais.

A coordenadora do projeto, Bárbara Evelyn Silva, explicou a estrutura do Paisagens Rurais e respondeu às perguntas dos internautas sobre a iniciativa que vai beneficiar quatro mil propriedades do Bioma Cerrado nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins com Assistência Técnica e Gerencial gratuita. Outros 5,2 mil produtores terão ações complementares de formação profissional e dias de campo.

“A assistência técnica ainda não foi iniciada, mas de acordo com o cronograma, iniciaremos nos próximos meses para os pecuaristas de corte e leite da região. Ao todo o projeto vai beneficiar 9,2 mil produtores em 14 bacias pré-selecionadas,” afirmou Bárbara.

A coordenadora ressaltou que o foco do Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

“A assistência técnica focará na recuperação ambiental produtiva e dará suporte ao produtor rural para que ele alcance o desenvolvimento econômico, social e ambiental da propriedade.”

Segundo Bárbara, para participar do projeto, é necessário ser pecuarista, ter propriedade dentro de uma das 14 bacias selecionadas e, preferencialmente, tenha o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Basta procurar a Regional do Senar em um dos sete estados ou o sindicato rural do município. Não é necessário qualquer investimento inicial do produtor porque as adequações serão feitas em conjunto com o técnico de campo durante as etapas de diagnóstico e planejamento da assistência técnica.”

A meta é ter ao final do projeto, em 2022, sete mil hectares de área com adoção de práticas de conservação e recuperação ambiental produtiva, 100 mil hectares de área com tecnologias de baixa emissão de carbono e 40 unidades demonstrativas que serão definidas ao longo da iniciativa.

Sobre o Paisagens Rurais

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Assista o encontro na íntegra: https://bit.ly/2MopBRS .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas