Notícias
SENAR-MT leva oficinas e vitrines para a Parecis SuperAgro
Serão 11 oficinas e quatro vitrines ao longo de três dias de feira
A segunda-feira (10) começa na 10ª edição da Parecis SuperAgro com a solenidade oficial de abertura. No estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) montado em parceria com o Sindicatos Rurais de Campo Novo do Parecis, serão ofertadas ao longo dos três dias de feira 11 oficinas e quatro vitrines.
No estande serão divulgadas as 254 atividades que o SENAR-MT oferece gratuitamente para o produtor e o trabalhador rural. Os profissionais vão estar a disposição para esclarecer dúvidas sobre os treinamentos, cursos, qualificações e programas especiais ofertados pela instituição. A ideia é levar informação e conhecimento ao homem do campo. As oficinas e as vitrines serão realizadas dentro do estande.
Para as crianças, além do aprendizado, também está garantida a diversão com quatro oficinas do Programa Filhos no Campo, que tem o objetivo de mostrar para as crianças de nove a 12 anos como é o cotidiano de uma propriedade rural.
Já na oficina de horta vertical, os participantes aprendem sobre os tipos de cultivos domésticos e as formas de manejo diário. A confecção em canos de pvc ou em garrafa pet, a montagem e a fixação também fazem parte do conteúdo ministrado na oficina. Os participantes ainda conversam sobre os tratos culturais, utilização dos defensivos agrícolas, preparos de substratos e importância do consumo de hortaliças.
Quando o assunto é agricultura de precisão, a oficina ofertada pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR-MT tem como objetivo levar para o participante o conhecimento de tecnologias e a importância desse modelo de agricultura. Além dos assuntos técnicos, o conteúdo inclui ainda temas como segurança e saúde no trabalho, ética, cidadania e meio ambiente.
O formato das vitrines é um pouco diferente, ou seja, o número de pessoas que podem assistir é bem maior. Os interessados nas vitrines de carne suína e bovina terão a oportunidade de ver como se faz a desossa e conhecer novos cortes. No caso da vitrine de entradas e saladas é possível anotar as receitas de oito tipos de saladas e quatro entradas. A melhor parte é que no final de cada evento os participantes poderão degustar tanto as carnes quanto as saladas.
SUPERAGRO
- A edição deste ano contará com uma programação especial em comemoração aos 10 anos de feira, envolvendo lançamento de máquinas e implementos agrícolas, produtos, serviços e palestras direcionadas à tecnologia no campo e com foco à produção da segunda safra.
A expectativa é que se movimente cerca de R$ 150 milhões durante o evento. Em 2017, a Parecis SuperAgro tem como objetivo se manter como uma grande vitrine e proporcionar oportunidades para demonstração de produtos e serviços, difusão de tecnologias e informações e realização de negócios. Uma das prioridades é manter o produtor rural bem informado.
Conhecida pela alta produtividade e diversidade das culturas de segunda safra, a região chamada de Chapadão do Parecis, que envolve sete municípios mais Campo Novo, consiste em uma área que reúne aproximadamente 1 milhão de hectares com diversas cultivares, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Somente nessa região são cultivados em torno de 40 mil hectares de milho pipoca, o que equivale a 75% da produção nacional. Esse fato concedeu a Campo Novo do Parecis o título de campeão nacional de produção de milho pipoca.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br