Logo CNA

SENAR/MS e Imasul percorrem cinco municípios levando informações sobre o CAR/MS
Unnamed 2 0 081904002015150612221

O prazo para o preenchimento do CAR termina no dia 05 de maio

9 de março 2016
Por Senar

Até o dia 16 de março deste ano, uma equipe formada por técnicos do SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Imasul - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul percorrerá cinco municípios de Mato Grosso do Sul para realizar um ciclo de palestras sobre o CAR/MS - Cadastro Ambiental Rural, com o objetivo de conscientizar o produtor quanto à urgência da realização do cadastramento.

O prazo final para o preenchimento do CAR termina no dia 05 de maio, isso significa que faltam menos de 60 dias para o produtor realizar o cadastramento das informações. O evento ocorreu dia 04 de março em Fátima do Sul, no dia 08 estará em Ponta Porã, no dia 09, em Dourados, nos dias 16 e 17 deste mês, em Chapadão do Sul, no dia 17 em Jateí.

Em Chapadão do Sul, além da palestra, os produtores rurais terão acesso ao CAR Móvel - unidade imóvel desenvolvida pelo Imasul que pretende informar, orientar e prestar serviço de licenciamento itinerante proporcionando qualidade de atendimento, economia de tempo e esforço visando a correta aplicação das legislações ambientais.

Entre os dias 26 de janeiro e 26 de fevereiro, as instituições realizaram um giro estadual, percorrendo os municípios de Três Lagoas, Bela Vista, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Ponta Porã, Campo Grande e Dourados. No total, os treinamentos atingiram 424 pessoas, entre líderes sindicais e técnicos parceiros dos 68 Sindicatos Rurais.

O preenchimento do CAR é obrigatório e o responsável pelas informações para a inscrição é o declarante, ou seja, o proprietário ou o posseiro, porém há a necessidade de um responsável técnico. Por ser autodeclaratório, os produtores rurais têm responsabilidades nas informações cadastradas. "Nossa orientação é que o produtor rural não deixe para realizar o preenchimento do CAR muito próximo ao prazo final, quanto antes melhor, e sempre consultar um profissional habilitado", destaca a consultora do Sistema Famasul, Daniele Coelho.

Outra ação realizada pelo Sistema Famasul para que o produtor rural e profissionais do segmento fiquem atentos ao prazo é a instalação de um cronômetro em seu portal de informações - www.famasul.com.br . Em contagem regressiva, o relógio contabiliza o tempo que falta para o término do prazo.

Sobre o CAR - Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no estado. O sistema já está disponível para inscrições no site do Imasul ( http://www.imasul.ms.gov.br/ ). O produtor rural que não se inscrever no CAR até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.


Segue abaixo a agenda do ciclo de palestras nos municípios:


Asessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas