Notícias
SENAR Minas promove mais uma etapa do Projeto Sucessão no Campo em Coromandel
Turma é formada por produtores de leite
Produtores de leite filiados à Cooproleite, de Coromandel, no Alto Paranaíba, participaram de mais uma etapa do Projeto Sucessão no Campo, do SENAR Minas. Desta vez, foram discutidas questões legais envolvendo a sucessão familiar no campo. O assessor jurídico da Faemg, Francisco Simões, conduziu esta etapa.
“O objetivo foi mostrar aos produtores rurais as formas de sucessão da pessoa, em caso de morte, e de sucessão do empreendimento, mesmo em vida. Abordamos o que é previsto na legislação civil, quais os tributos incidem, quais as hipóteses mais recomendáveis para cada perfil de produtor rural, qual o custo, qual o tempo de tramitação. Isto para que avaliem os caminhos que têm para fazer com que a sucessão se dê da forma mais tranquila possível, menos onerosa e que o empreendimento se perpetue sem atropelos. Tudo se resume em conhecer e planejar”, detalha Francisco.
José Moreira é um dos participantes do projeto. Há mais de 30 anos, ele e a esposa cuidam da produção de leite na fazenda, em Coromandel. No começo, a produção era pequena, mas atualmente se aproxima de 2.000 litros de leite por dia. Com isso, o casal precisou de reforço na mão de obra e os dois filhos passaram a ajudar nas atividades, diariamente. “Antes do projeto, não pensava que fosse possível transferir o trabalho para meus filhos. Achava que acabaria em mim, nunca tinha pensado em sucessão. Estamos colocando o aprendizado em prática, para que eles possam assumir a fazenda e a produção de leite, mas sem cometer os erros que eu e minha esposa cometemos”, revela.
O projeto foi lançado em Coromandel no ano passado. O objetivo é incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais, motivando as gerações mais novas, especialmente através de formação profissional rural, para que possam dar continuidade e gerir os negócios da família. A metodologia e o desenvolvimento dos conteúdos técnicos, através dos módulos teóricos e práticos, incluem aulas expositivas e a consultoria de especialistas nas propriedades rurais.
O assessor de planejamento do SENAR, Celso Furtado Junior, também participa do projeto. “Estamos numa fase essencial do Sucessão no Campo para a sua estruturação final. As participações efetivas dos produtores rurais e seus familiares, juntamente com a Cooproleite e o Sindicato dos Produtores Rurais de Coromandel, são fundamentais para o enriquecimento da metodologia e certamente contribuirá para futuro do projeto. Após esta fase, faremos um encontro técnico para ajustes no conteúdo e metodologia. Nosso propósito é estimular o processo sucessório, e assim preservar a continuidade dos negócios familiares no campo”, conclui.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br