Logo CNA

SENAR Minas e Sindicatos capacitam 1.600 pessoas no Vale do Mucuri
18 1 16 0 06073800 1515061252

Capacitações ocorreram em apenas três municípios da região, Teófilo Otoni, Carlos Chagas e Nanuque

18 de janeiro 2016
Por Senar

O Vale do Mucuri, conhecido por ser o Circuito das Pedras Preciosas, tem também como pontos fortes da sua economia a pecuária e agropecuária. Neste ano de 2015, produtores e trabalhadores rurais da região aproveitaram os cursos do SENAR Minas para investirem nas suas qualificações.

Em apenas três municípios da região, 1.600 pessoas foram capacitadas em 133 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) realizados em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, Carlos Chagas e Nanuque.

Teófilo Otoni

Na última semana de dezembro, o curso de Pedreiro / Construção Rural realizado no Córrego do Cipó, com 10 participantes, encerrou os eventos de 2015 promovidos pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni. A proposta do curso era construir uma sala de mel na comunidade. Durante o ano foram 55 cursos realizados em Teófilo Otoni, sendo 48 de Formação Profissional Rural e sete de Promoção Social.

“Minhas expectativas para 2016 são as melhores. Estamos fechando algumas parcerias com Centros de Referências, Prefeituras e em negociação com empresas privadas para levar os cursos para o campo com baixo custo. Assim, um maior número de produtores e trabalhadores poderão ser capacitados”, destacou o mobilizador do Sindicato de Teófilo Otoni, Dyoney de Carvalho Dohler.

Carlos Chagas

Em parceira com o Sindicato de Carlos Chagas, o SENAR Minas realizou 52 cursos na região. “A maioria foi cursos de FPR, 39 ao todo. Cursos de Operação e Manutenção de Motosserra, Trator, Roçadeira, Bovinocultura de Leite, entre outros. Mas fizemos também 13 cursos de PS, como Artesanato de Fibras Naturais e Pintura em Molde Vazado. Todos foram de fundamental importância para a capacitação e qualificação dos produtores rurais da nossa região”, contou o mobilizador José Edne.

Nanuque

Em Nanuque, foram quase 30 cursos realizados e mais de 300 pessoas capacitadas. Em números exatos, foram 19 cursos de FPR, sete de PS e 312 pessoas qualificadas. “Os cursos do SENAR Minas tem ajudado e muito os trabalhadores e produtores rurais, pois hoje as empresas e as fazendas buscam mão de obra qualificada e pessoas que sejam certificadas pelo SENAR ”, disse a mobilizadora Rosilane Reis.

Curso de Retroescavadeira em Nanuque

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG
http://www.sistemafaemg.org.br/

Matérias Relacionadas