Logo CNA

SENAR Minas capacita funcionários de destilaria em Paracatu
20170306151805 fileid dvpa 1 interna 0 65304400 1515060978

A parceria já dura sete anos e, nesse período, o SENAR já capacitou 900 funcionários da empresa do setor sucroalcooleiro

7 de março 2017
Por Senar

A relação entre SENAR Minas e Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia (DVPA) já dura sete anos. Nesse período, 900 funcionários da empresa do setor sucroalcooleiro já foram capacitados pelo SENAR em cursos como Operação de Colhedora, Operação e Manutenção de Trator, Prevenção de Acidentes e Trabalho em Altura, entre outros.

Já se tornou costume da empresa: nos intervalos de safra, tem capacitação do SENAR para os funcionários que ocupam cargos de mecânicos, ajudantes de mecânicos, tratoristas agrícolas, operadores de colhedeira, coordenadores, líderes de produção, técnicos em enfermagem, enfermeiros, e técnicos em segurança, por exemplo.

“Nosso principal objetivo é promover a segurança e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Uma equipe treinada produz com segurança e qualidade. O SENAR nos possibilita isso: conhecimento técnico, operacional e em procedimentos de segurança para realização das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, promovendo resultados positivos para a empresa, tanto na produção como na redução de acidentes de trabalho”, revela a líder de segurança da DVPA, Mírian Miquelante.

Pedro Meireles ocupa o cargo de operador de trator na empresa há pouco mais de um ano. O trabalho é árduo e consiste no plantio e na colheita da cana. Este mês, Pedro já fez dois cursos do SENAR: Operação e Manutenção de Trator e Prevenção de Acidentes. “Antes de entrar pra DVPA, fui encarregado de fazenda durante 11 anos. Eu achava que sabia alguma coisa, mas depois dos cursos, percebi que não sabia nada. Não trabalhava com segurança e não operava o trator de maneira correta”, relata.

A Destilaria Vale do Paracatu Agroenergia foi fundada em 2009, com início das atividades em 2010. A sede da empresa fica na cidade de Paracatu, no Noroeste mineiro. A DVPA produz etanol anidro e hidratado, e ainda energia elétrica. As atividades geram 900 empregos diretos e 200 indiretos.

Segundo o gerente regional do SENAR Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, a parceria entre Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu tem possibilitado várias frentes de atuação no município, dentre elas a parceria com a Usina DVPA. “Estamos presentes com nossos treinamentos mesmo antes da usina iniciar suas atividades de produção de etanol, somos parceiros da primeira hora e nos sentimos motivados a continuar nossas ações junto à empresa, por sua organização e comprometimento na condução dos trabalhos”, conclui.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br