Logo CNA

SENAR MINAS bate todas as metas de atendimento em 2015
Ef 007 2 0 124612002015150612321

Regional mineira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural atendeu 216.522 pessoas em 2015

24 de fevereiro 2016
Por Senar

É com entusiasmo que o supervisor de produção de Presidente Juscelino – cidade próxima à Curvelo - Luciano Ribeiro de Carvalho, 38 anos, fala que “persegue o SENAR”. Mas a perseguição é para o bem: depois de anos fazendo os cursos da entidade, Luciano afirma que, se está onde está profissionalmente, foi por causa dos treinamentos, cujo certificado ele diz ser reconhecido e respeitado em todas as empresas por onde passou. “Agradeço muito ao SENAR, porque tudo isso começou por causa dele. A união entre teoria e prática das aulas é muito boa, traz muito conhecimento para o operador”, diz.

A pouco mais de 300 quilômetros dali, a jovem Ana Cláudia de Sena Moreira, 18 anos: “terminei o ensino médio e agora quero arrumar um emprego e fazer faculdade de Veterinária.” No entanto, ela mesma conta que nem sempre foi assim. Quatro anos atrás, quando foi aluna do curso de Saúde Reprodutiva do SENAR, a moça nascida e criada em Santana do Alfié, distrito de São Domingos do Prata, estava em uma fase difícil. “Não ouvia ninguém, estava indo para caminhos errados”, relembra. Foi nesse momento que, por meio do curso do SENAR, ela mudou. Hoje, ela é categórica: “graças a isso minha vida mudou – nem sei o que teria sido de mim se não fosse essa oportunidade.”

Luciano e Ana Cláudia fazem parte do grupo de 216.522 pessoas que participaram de eventos promovidos pelo SENAR em 2015. Os depoimentos dos ex-alunos apenas reforçam o que os números já comprovam – ano após ano, são mais alunos satisfeitos e superação das metas estabelecidas. Em 2015, todas foram batidas em mais de 100% nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS).

Sucesso em equipe

Para Antônio do Carmo Neves, superintendente da entidade, o aumento constante dos números do SENAR deve-se a fatores como a modernização do agronegócio e à disposição dos participantes em continuar os treinamentos, mas, principalmente, ao entrosamento do tripé: SENAR, as entidades parceiras e os instrutores, que atuam na ponta.

“A qualidade e o aumento dos números estão ligados às entidades cooperadas e ao trabalho com os instrutores. Também conta o aperfeiçoamento dos processos de supervisão do SENAR para instrutores e cooperadas. Outro elemento importante é que essas entidades têm buscado parcerias nos municípios para reduzir custos – assim é possível realizar mais cursos”, explica.

Atenção em todos os níveis

O SENAR busca atuar em todas as frentes para benefício da família do campo: na Formação Profissional Rural (FPR), o trabalhador recebe capacitação para o mercado de trabalho rural e aprende a dominar as tecnologias atuais e a gerenciar o próprio trabalho; na Promoção Social (PS), os indivíduos têm acesso a cursos e eventos com caráter preventivo e visando à melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade.

Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
(31) 3074-3094
www.senarminas.org.br
comunicacao@senarminas.org.br