Logo CNA

SENAR inicia turma piloto do Com Licença Vou à Luta na Bahia
Whatsapp image 2017 03 14 at 10 47 48 0 49783200 1515060969

A ideia é validar o conteúdo do programa em duas regiões: Nordeste e Sul do Brasil

15 de março 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendiagem Rural (SENAR) iniciou esta semana, no Centro de Capacitação Rural de Feira de Santana na Bahia, uma turma piloto do programa Com Licença Vou à Luta. A ação pretende avaliar e validar o novo material que será utilizado no programa em todo o País. Nesse momento, apenas Bahia e Santa Catarina estão com turmas em formação. A ideia é validar o conteúdo em duas realidades diferentes para testar se as mudanças serão aprovadas pelas produtoras.

Com noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano, o programa visa incentivar as mulheres a focar na melhoria da administração da propriedade, destacando a participação feminina no campo como um fator decisivo para o sucesso da empresa rural.

A turma de feira de Santana conta com 15 pequenas produtoras rurais. No primeiro encontro elas participaram do Módulo Empreendedorismo. Na sequência vão ocorrer mais quatro módulos: Planejamento; Custos de Produção; Legislação e Negociação e Desenvolvimento Pessoal. As próximas etapas acontecerão nos dias 28 de março e 04, 11 e 18 de abril.

De acordo com a consultora do SENAR e responsável pela revisão do programa, Juliana Krupp, a atualização do Com Licença já era um pedido antigo das Administraões Regionais. "O Com Licença foi lançado em 2010 e ainda não tinha passado por uma revisão. Nesta atualização, vamos deixar os conteúdos mais próximos à realidade rural, atualizar questões sobre legislação e incluir assuntos e temas relevantes ao desenvolvimento da mulher”, explica. “Para 2017 as produtoras rurais podem esperar um programa com cara nova, remodelado, com novos conteúdos, novas atividades, exemplos práticos e estudos de caso, novas dinâmicas e totalmente voltado para o desenvolvimento comportamental da mulher, visando despertar as suas competências,” ressalta.

A coordenadora do programa no SENAR, Thais Carrazza, acompanhou a primeira aula da turma em Feira de Santana. "Conseguimos cumprir nosso objetivo que era testar o encontro e fazer os ajustes necessários. Esse novo módulo de empreendedorismo ficou mais simples e fácil de ser aplicado. A riqueza dos exemplos e as atividades em relação às características empreendedoras vai fazer com que as mulheres entendam melhor quais as características que elas já possuem e quais elas devem desenvolver para se tornarem empreendedoras de sucesso."

Thais deu entrevista ao Canal do Produtor TV sobre a atualização do programa. Assista:

Assessoria de Comunicação do SENAR Brasil com SENAR Bahia
www.senar.org.br