Logo CNA

SENAR forma mais de 20 alunos no curso Técnico em Agronegócio em Santa Catarina
Formatura1 0 14218800 1515061027

Essa foi a segunda turma a concluir o curso no Estado

13 de fevereiro 2017
Por Senar

O sonho de ter uma formação aprofundada na agricultura se tornou realidade para 22 alunos do polo presencial do Curso Técnico em Agronegócio em São José, em Santa Catarina, ofertado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Na noite do último sábado (11/02), os alunos comemoraram a conquista do diploma. A solenidade reuniu familiares, amigos e autoridades ligadas ao Sistema Faesc/SENAR-SC, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). Essa foi a segunda turma de Santa Catarina a concluir o curso.

Osvino Cavedon, de 55 anos, é graduado em contabilidade. Filho de produtores rurais, sempre teve um carinho especial pelo campo. Mesmo residindo em Curitiba (PR), quando soube da oportunidade do curso deixou a distância de lado e iniciou a busca por um sonho: trabalhar com o agronegócio. “A minha intenção é aliar o conhecimento contábil com o do agronegócio para, futuramente, atender produtores rurais e auxiliá-los na gestão de suas propriedades, com controle de custos e gerenciamento de projetos”, relatou.

Segundo Cavedon, o curso o surpreendeu positivamente. “Visitamos muitas propriedades e acompanhamos na prática o dia a dia dos produtores. Não imaginava o enorme potencial que a agricultura de Santa Catarina possui, fiquei imensamente feliz em ver a valorização que os pequenos produtores têm no Estado, isso serve de exemplo”, complementou.

O técnico em agropecuária Gildomar Lindemann, de 32 anos, tem a vida profissional totalmente vinculada ao setor primário da economia. Além cursar agronomia, agregou em seu currículo a formação do curso Técnico em Agronegócio do SENAR. Natural do Rio Grande do Sul, Lindemann mudou-se para Santa Catarina em 2010. O amor pelo campo vem desde a infância. “Meus pais eram produtores de arroz em Jaguarão (RS), por acompanhar a dedicação deles decidi buscar formação profissional para agregar na propriedade da família. Hoje eles já não são mais produtores, mas os conhecimentos que adquiri me fizeram permanecer com a atuação profissional ligada ao meio rural”, contou.

Lindemann trabalha com consultoria em agronegócio para grandes empresas, mas o desejo de atuar com os pequenos produtores fala alto. “Eu gostaria de trabalhar com assistência técnica, levar para o meio rural os meus conhecimentos e agregar nas pequenas propriedades. Toda a minha formação profissional é voltada para isso, sou apaixonado pelo campo”, afirmou.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo, destacou que o setor primário da economia precisa de profissionais qualificados e comprometidos. “Cada um dos técnicos terá a responsabilidade de levar para o meio rural atualizações de gestão e tecnologia, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e o aumento da produtividade. Esse curso é um sonho do Sistema que se tornou realidade, estamos muito orgulhosos de todos”.

A Fetaesc foi uma importante parceira para a realização do curso no polo de São José. Além do espaço cedido para as aulas presenciais, também colaborou para que a iniciativa fosse um sucesso. O presidente da entidade José Walter Dresch, reforçou a importância do agronegócio para o País. “Somos a base da economia brasileira, responsáveis pela produção de alimentos de qualidade. Precisamos levar qualificação para o meio rural e os técnicos em agronegócio formados pelo SENAR/SC sem dúvidas estão muito bem preparados”.

Participaram da solenidade a Tutora da Rede e-Tec e paraninfa da turma, Thalyta Marcílio; a supervisora do SENAR/SC na região sul Sueli Silveira Rosa; a conselheira fiscal do SENAR, representando o SENAR Brasil, Rita Marisa Alves; a coordenadora do Curso Técnico em Agronegócio em Santa Catarina, Katia Zanela; a coordenadora de tutoria do Curso em Santa Catarina, Nayana Setubal Bittencourt e tutores do curso em São José.

Nova Turma

Além das turmas de São Joaquim e São José, a turma do polo presencial de Fraiburgo terá a solenidade de formatura no primeiro semestre de 2017. A colação de grau está programada para o dia 11 de março a partir das 19 horas no Clube Fraiburguense. Serão formados 31 técnicos em agronegócio no município.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAESC/SENAR-SC
www.senar.com.br