Notícias
SENAR Ceará realiza palestra sobre o mercado do leite
Mais de 450 propriedades do estado são atendidas pela metodologia de Assistência Técnica e gerencial do SENAR
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR/CE) promove nesta quinta-feira (09/03) a palestra “Mercado do leite: desafios e oportunidades“ na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, em Fortaleza. O evento é direcionado a produtores, técnicos e especialistas na área.
De acordo com o diretor técnico do SENAR/CE, Eduardo Queiroz de Miranda, a instituição já vem trabalhando há alguns anos com o Programa Balde Cheio voltado para a cadeia produtiva do leite.
Capacitação
Desde a segunda-feira (06/03) técnicos do SENAR/CE das cadeias produtivas de bovinocultura de leite e de ovinocultura de corte participam da capacitação na Metodologia do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) ministrada pelo instrutor do SENAR Brasil, Antonio Carlos Souza Lima, que é engenheiro agrônomo, mestre em Agronegócio especialista na cadeia de lácteos.
No Ceará, aproximadamente 455 propriedades de 38 municípios são atendidos pela ATeG do SENAR. Ao participar da metodologia eles têm acessos a informações relevantes da produtividade, que vão desde o cadastro do dos índices zootécnicos e os parâmetros de produção, somados aos demais produtores do Programa Sertão Empreendedor, estão sendo assistidos 760 propriedades, uma parceria do SENAR/CE, SEBRAE/CE e os Sindicatos Rurais.
Eduardo Queiroz disse que graças à ATeG do SENAR haverá um esforço maior neste ano, aproveitando o período chuvoso para produzir forragem e armazená-la para oferecer aos animas no período da estiagem – de agosto a dezembro, realizando diversas atividades práticas visando aumentar a produção da bovinocultura leiteira e da ovinocultura das propriedades assistidas. “Tudo isso visa fortalecer a gestão da atividade, por meio da própria assistência técnica e gerencial e sendo complementado com os treinamentos e oficinas oferecidos aos envolvidos, para que o produtor possa melhor desenvolver sua atividade e aumentar o lucro, que é o objetivo maior de qualquer empresa”, declara Eduardo.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEC/SENAR-CE
www.senarce.org.br