Logo CNA

Senar apresenta ações e inovações para a estante virtual
Comite editorial

Entre as novidades, será desenvolvido um aplicativo para acessar as cartilhas sem Internet

12 de novembro 2020
Por Senar

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Brasília (12/11/2020) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) mostrou as ações realizadas em 2020 para facilitar o acesso à estante virtual da coleção de cartilhas e as novidades para tornar esse meio digital ainda mais interativo para as pessoas do campo.

A apresentação foi realizada na quinta (12) durante a reunião virtual do Comitê Editorial da instituição que contou com a participação dos superintendentes das administrações regionais do Senar dos estados da Bahia, Carine Magalhães; do Acre, Mauro Marcello Oliveira; Goiás, Dirceu Borges e de Santa Catarina, Gilmar Zanluchi.

Desde agosto de 2019, quando foi lançada a estante virtual, já foram realizados mais de 446 mil downloads das 175 cartilhas disponíveis em diversas áreas para o aprimoramento no meio rural. O material pode ser acessado em https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Esse número se tornou ainda mais expressivo após a necessidade de distanciamento social imposta pelo novo coronavírus, conforme destaca a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida.

“Registramos mais de 285 mil downloads de cartilhas na pandemia. Nesse período, o número médio subiu de 300 para 1000 downloads por dia. Isso demonstra o interesse das pessoas em buscar o aperfeiçoamento online. Nosso propósito é implementar melhorias e trazer novidades para o processo de aprendizagem das famílias rurais”.

Foram apresentados o processo de criação do primeiro guia interativo da instituição para a organização de propriedades rurais, lançado em setembro, e o perfil do público que acessa a estante virtual.

Durante a reunião a área técnica do Senar ainda detalhou as ações sobre o desenvolvimento de novos títulos e a atualização constante das publicações, seguindo a legislação vigente.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Senar, Ana Ângela Sousa, ressaltou os avanços tecnológicos para a educação. “Além de facilitar o acesso às cartilhas, trabalhamos com o foco na utilização de novas ferramentas e soluções de aprendizagem, como microlearning, vídeos educativos, cursos a distância, sempre pensando em quem atua lá no campo”.

Entre as novidades para 2021 estão o desenvolvimento de um aplicativo e a implementação do projeto de realidade aumentada.

“O aplicativo é um grande avanço porque traz uma série de funcionalidades para as cartilhas. As pessoas poderão para acessar o e-book por meio de celulares e tablets no modo off-line, sem a necessidade conexão à internet. Isso vai possibilitar uma leitura mais interativa”, concluiu a coordenadora de produção e distribuição de materiais instrucionais do Senar, Fabíola Bomtempo.

Também participaram da reunião do Comitê Editorial a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andréa Barbosa, a assessora técnica do Senar, Valéria Gedanken e assessores técnicos do Senar/MT.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas