Logo CNA

Maranhão

Seminário discute o uso de tecnologias no campo para o fortalecimento da produção rural
Foto 03 encontro instrutores 2024

Durante dois dias instrutores do Senar foram atualizados com novas tecnologias, ferramentas e tendências para apoiar e impulsionar a transmissão de conhecimentos para o homem do campo

27 de janeiro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: ASCOM/SENAR-MA

São Luís (MA) - A fazenda que muita gente estava acostumada a conhecer, com ambiente bucólico, chapéu de palha e controles manuais está sendo substituída por processos extremamente tecnológicos. A tecnologia chegou no campo para ficar e garantir maior qualidade e produtividade.

Recursos utilizados em sala de aula, nos maquinários, na alimentação de animais, no cultivo de grãos e no cuidado do dia a dia, vêm transformando a atividade rural. E o uso dessas tecnologias tem ampliado a capacidade produtiva das propriedades e facilitado a expansão dos negócios rurais.

Todo esse contexto foi intensamente discutido durante o Encontro de Instrutores 2024, promovido pelo sistema Faema/Senar, que trouxe como principal temática, ‘o avanço da tecnologia para a obtenção de maiores resultados no agronegócio’. O evento foi realizado no auditório da Universidade Mauricio de Nassau (Uninassau), em São Luís.

Cento e cinquenta instrutores credenciados e aptos para atender o produtor rural com capacitações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), cursos técnicos e especiais, e Faculdade CNA, participaram de palestras com especialistas nacionais e internacionais.

Inteligência Artificial (IA)

Um dos pontos altos do primeiro dia do encontro foi a palestra com o pesquisador de novas tecnologias, Tony Ventura, que mostrou aos participantes o uso de Inteligência Artificial (IA), através de um mundo de possibilidades.

Foto 01 encontro instrutores 2024

Palestrante internacional, Tony Ventura apresentou tecnologias baseadas em IA generativa e como podem ser inseridas no processo produtivo

O palestrante abordou as diferentes ferramentas digitais que estão disponíveis no mercado e que podem ajudar, tanto no plantio, quanto na colheita, e outras que podem ser acessadas de forma gratuita, para aplicação tanto no trabalho, quanto na educação profissional.

Segundo ele, atualmente um número cada vez maior de produtores aplicam a tecnologias para fomentar o seu empreendimento rural, para obter um produto cada vez mais de qualidade. Destacou a criatividade e a busca pela tecnologia de maneira fácil, gratuita e rápida por meio do ambiente virtual.

“Quem é amigo da tecnologia está conseguindo melhores resultados e diminuindo os seus esforços. A Inteligência Artificial é o ponto chave para dar maior assertividade aos produtores rurais no seu dia a dia”, disse ele

Seguindo o ponto de vista de Ventura, a Coordenadora Nacional de Formação Profissional (FPR) do Senar, Fabíola Bontempo garante ser esse o caminho para se chegar mais rápido a resultados impactantes na produção.

“É notória a importância de seguir o caminho cada vez mais dominado pelas tendências tecnológicas”, ressaltou, afirmando que o Senar vem avançando muito no uso das tecnologias educacionais.

Foto 02 encontro instrutores 2024

Coordenadora Nacional de Educação Profissional Rural do SENAR, Fabiola Bontempo, compartilhou ferramentas tecnológicas que já estão à disposição dos instrutores para enriquecer a aplicação das metodologias educacionais no campo

“Estamos estudando, testando e aplicando tudo o que pode ser utilizado em favor do aumento da produtividade do nosso produtor rural”, falou, chamando a atenção para a utilização contextualizada, dentro de um processo formativo e descrita em um plano instrucional.

No entendimento do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, o desenvolvimento do sustentável do agronegócio só acontecerá com a aplicação de recursos tecnológicos na produtividade.

“Por isso nós trouxemos estudiosos para falar da importância desta nova linguagem como forma de desenvolver a agricultura e a pecuária. Tudo isso vai implicar na oferta de cursos com mais informações, com maior praticidade, de forma a mostrar aos produtores que eles precisam se enquadrar nessa realidade, nessa nova forma de produzir. E o nosso desejo é que os instrutores representem bem a instituição, com bons resultados para os produtores”, afirmou o gestor.

Matérias Relacionadas