E-tec 10 anos: poder transformador do conhecimento

Erick Paiva, 32, é tutor dos cursos Técnicos na Paraíba e destaca a mudança que a educação leva para o campo

Por Senar 16 de dezembro 2025
Compartilhe:
Erickalunos2pb

Brasília/DF (16/12/2025) — A vivência no meio rural, desde quando era pequeno, foi determinante para o tutor do Senar Erick Edson da Silva Xavier Paiva decidir qual carreira iria seguir.

Nascido e criado em Mari, na Paraíba, Erick diz que descobriu na educação uma forma de retribuir ao agro um conhecimento que começou a ter quando acompanhava o avô na propriedade rural. “Tive a sorte de transformar o que gosto em profissão”, conta.

Com 32, Erick é formado em Técnico em Agronegócio pelo Senar Paraíba, graduado e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Estado.

Um dos estímulos para sua carreira foi a percepção que poderia mostrar aos alunos o dia a dia real do profissional das ciências agrárias com seus desafios, oportunidades e, sobretudo, com o potencial de mudança que o conhecimento traz.

Desafios - Tutor da Rede e-Tec do Senar Paraíba desde 2020, Erick atua em comunidades formadas, em sua maioria, por pequenas propriedades ruais. Ele explica que o desafio é grande para conquistar a confiança dos produtores, muitos deles com mais tempo de campo do que a própria idade dele.

 “O importante é fazer uma programação e ir avançando aos poucos, valorizando o que já é positivo e, gradualmente, melhorando o que precisa ser mudado”, explica.

Segundo o tutor, a compreensão sobre o ritmo de cada propriedade é o que mais admira na vivência educacional rural. “Não existe um padrão. O profissional precisa ter a capacidade de se adequar à realidade de cada produtor e de cada propriedade”, diz.

Imagem

Teoria e prática – Nas aulas práticas, realizadas aos sábados, “boa parte dos exemplos que trago para a sala, eu vivo em casa porque tenho uma pequena propriedade rural”, revela.

Na avaliação de Erick, ser tutor é mais do que repassar conteúdos, é conectar teoria e prática, usando exemplos reais que traduzem o conhecimento técnico em ações concretas para os estudantes. Ele explica que é justamente essa conexão que mantém os alunos interessados e participativos.

“A internet hoje é uma aliada, mas sempre alerto para as ‘pegadinhas’ das redes sociais. É preciso filtrar as informações e saber onde buscar conhecimento de verdade”, observa.

Ao longo dos anos, ele coleciona histórias de transformação, como a de um ex-aluno que hoje é gerente de uma propriedade e dono de “um pedaço de terra”. “Ver o aluno aplicando o que aprendeu é a maior recompensa. É quando a gente percebe que a educação realmente muda a realidade da propriedade e da família”, afirma.

Imagem

Poder transformador- Para Erick, o profissional formado pela e-Tec do Senar tem o poder de transformar o campo de dentro para fora. Ao adquirir conhecimento técnico, o aluno passa a enxergar novas possibilidades, adota práticas mais sustentáveis e melhora a gestão da produção, impactando não apenas o próprio negócio, mas também o entorno, a vizinhança.

“É isso que me motiva a continuar: ver o resultado concreto do aprendizado. A troca de experiências é enorme, e alguns alunos são produtores, o que permite que a gente aprenda junto e cresça junto”, diz.

Para fazer essa transformação no campo, o tutor reforça a importância do educador se manter sempre atualizado. "É importante para levar tecnologias e inovação aos alunos, porque assim conseguimos atrair mais atenção e despertar o interesse pelos estudos."