CNA faz acordo com a Câmara para promover intercâmbio educacional
Presidente João Martins firmou a parceria na quarta (26)
Brasília (26/11/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) firmou, na quarta (26), um acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados com o objetivo de promover um intercâmbio educacional e técnico-científico.
Pelo acordo, o intercâmbio consistirá na transferência de conhecimentos, experiências e informações, realização de seminários, palestras, oficinas formativas, entre outras ações, em programas da Câmara como o “Estágio-Visita de Curta Duração”, “Parlamento Jovem Brasileiro” e “Oficina de Atuação no Parlamento”.
O presidente da CNA, João Martins Silva, ressaltou a importância da parceria e incentivou a realização de mais iniciativas como essa.
“É um acordo muito importante. Precisamos ajudar a trazer esses jovens que desconhecem o que é o Congresso Nacional. Eles precisam conhecer a realidade legislativa, conversar com os líderes políticos”.
Para o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, o acordo também representa uma oportunidade de aproximar os participantes dos programas da Câmara do setor rural.
“Considero está uma oportunidade de compartilhar informações sobre nosso setor que, frequentemente, enfrenta desafios semelhantes aos da Câmara dos Deputados. Essa relação e amplitude do acordo é muito importante”, disse Carrara.
Também participaram da assinatura do acordo os presidentes das Federação estaduais de agricultura e pecuária Marcelo Bertoni (Mato Grosso do Sul), Humberto Miranda (Bahia); Pio Guerra (Pernambuco) e Mario Borba (Paraíba).
O diretor-técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirmou que a parceria é uma grande oportunidade de aproximar ainda mais a Confederação do trabalho desenvolvido no Congresso.
“Essa cooperação vai permitir conectar ainda mais esse conhecimento ao trabalho que realizamos, especialmente com os jovens da Comissão de Novas Lideranças, que têm um papel essencial na sucessão familiar e sindical. A vivência no Congresso fortalece esse processo e enriquece a formação desses jovens”, afirmou.
A chefe de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, reforçou que a iniciativa reafirma o compromisso da CNA em manter o agro em sintonia com construção de políticas públicas. “Este acordo aproxima nossas pautas da realidade legislativa e consolida a parceria institucional do setor com o Congresso e a sociedade.”
O presidente da 2ª Secretaria da Câmara, deputado federal Lula da Fonte (PP/PE), classificou o acordo como um “dia histórico” para a Casa e destacou o fortalecimento do Estágio-Visita.
“Eu tenho certeza de que vai ser uma via de mão dupla, que todos vão colher frutos e que, consequentemente, vai aproximar a Câmara da sociedade, que é o que vocês querem também”, disse.
O 4º secretário da Câmara, deputado Sérgio Souza (MDB/PR), também enfatizou a relevância da iniciativa.
“Muito importante essa cooperação entre o Congresso e o setor produtivo brasileiro, para nós formarmos pessoas que realmente conheçam por dentro como é que funciona o Parlamento”, pontou.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (Republicanos/PR), ressaltou que o programa é fundamental para aproximar a sociedade do Congresso Nacional.
“Nós, que estamos diariamente no Congresso, acabamos nos acostumando com tudo isso. Mas muita gente lá fora não tem ideia da dimensão e da importância do que acontece aqui”, disse.
O deputado federal Zé Vitor (PL/MG) também acompanhou a assinatura.
Além da CNA, o acordo também foi assinado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).