Logo CNA

Rodada de Negócios de Café da CNA atrai público em Minas
Whats App Image 2022 11 17 at 17 46 30

Iniciativa foi realizada durante a Semana Internacional do Café

18 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (18/11/2022) – A primeira Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) atraiu especialistas, empresários e potenciais compradores durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).

Entre os dias 16 e 18 de novembro, os cafés selecionados, conforme regulamento da rodada, participaram de sessões de degustação ( cupping ) no estande da CNA/Faemg/Senar na feira. As amostras foram divididas em quatro categorias, sendo elas: cafés especiais, orgânicos (arábica) e robustas; cafés femininos e certificados.

Segundo a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, a Rodada de Negócios foi uma oportunidade de conexão entre produtores e produtoras de cafés diferenciados e compradores de café, especialmente microtorrefações e cafeterias do Brasil.

A CNA recebeu 60 amostras de produtores e produtoras dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia e Distrito Federal. Os produtores que enviaram as amostras de café, de acordo com o padrão exigido e o prazo de entrega, foram oficialmente selecionados para a Rodada.

Imagem

“Achei a qualidade dos cafés excelente. Para nós, que estamos visando novos projetos e sabores diferentes para linha comercial, essas amostras foram um prato cheio. Vejo possibilidade de fazer bons negócios, inclusive já pegamos algumas amostras de referências para fazer contato”, disse Leandro Nogueira, de Ribeirão Preto (SP), representante da Nativa Produtos Orgânicos.

Para a barista de Campos das Vertentes (MG), Helena Fenelon, os cafés surpreenderam. “Apesar de não ser provadora de robusta, uma amostra me surpreendeu muito pelo aroma e sabor voltado para cachaça, algo mais licorado, bem interessante. Já a espécie arábica identifiquei mel, melaço, frutas amarelas e secas e texturas interessantes”.

O americano Johsua Stevens, morador de Florianópolis (SC) e fundador de uma rede de cafeterias no Sul do Brasil, disse que foi uma oportunidade de conhecer e degustar os cafés. “É uma forma de conhecer mais os produtores e as diferentes regiões do Brasil. Dentro dos cafés especiais que estamos procurando, dá para ver o valor que o produtor está investindo em cada café”.

A diversidade dos cafés expostos também atraiu a diretora da Argenta Cafés, Ana Argenta, de Curitiba (PR). “A mesa estava com uma diversidade incrível. Dos cafés orgânicos que provei, tiveram dois que realmente se destacaram com sabores e aromas bem diferenciados. Então, a proposta é trazer cada vez mais essa diversidade de cafés que as regiões produzem, ressaltando o trabalho incrível que os produtores vêm fazendo para incrementar o consumo de café”.

A Rodada de Negócios de Cafés Diferenciados foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e com o apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Clique aqui e saiba mais.

Assessoria de Comunicação CNA, com informações da Faemg
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Sistema Faemg/Senar
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação